HomeAssessoria ReleasesNovos cursos integram agenda do Museu do Café em outubro

Novos cursos integram agenda do Museu do Café em outubro

Serão duas iniciativas no período, que trabalharão aspectos profissionalizantes e ensinamentos voltados à culinária

Além das tradicionais aulas de barismo realizadas mensalmente pela instituição, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, oferecerá, em outubro, duas opções especiais de cursos para quem deseja complementar a formação ou aprender receitas de harmonizações para praticar em casa. Ambos os projetos acontecerão na mesma semana: nos dias 20 e 21, o curso focará no processo de torra do grão e, na quinta-feira (25), o workshop terá como pauta “Café e Qualidade de Vida”.

No Curso de Torra, os participantes poderão compreender, em um nível básico, as principais técnicas que proporcionam um produto inicial com as propriedades adequadas — etapa que, por sua vez, garante um resultado especializado na xícara. Os tópicos abordados incluem um breve histórico da torrefação, variáveis qualitativas e quantitativas do procedimento e as possíveis reações físico-químicas do grão.

As aulas acontecerão das 9h30 às 16h, no Centro de Preparação de Café (CPC), e serão ministradas pelo barista Leonardo Jun Kuwahata, profissional que trabalha, também, como agricultor, coffee hunting e instrutor de cafeicultura e torrefação artesanal de cafés brasileiros. O valor integral do curso é R$ 750,00 e a inscrição poder ser feita pelo site museudocafe.org.br.

Já no dia 25, o workshop ensinará aos interessados a preparação de receitas leves, que harmonizam com o café. Dentre as combinações idealizadas para a ação, estão o conjunto de cappuccino e bolo de maçã, nozes e passas, e a junção de um drink à base de café com Quiche Lorraine. A aula é gratuita, resultado de uma parceria do Museu do Café com o campus universitário São Judas Unimonte, e será realizada no Centro de Preparação de Café do Museu, às 14h.

Para realizar a inscrição para o workshop “Café e Qualidade de Vida”, basta reservar uma vaga por meio do e-mail cpc@museudocafe.org.br.

Centro de Preparação de Café

O CPC, ambiente localizado dentro do Museu do Café, foi criado em 1998 para difundir o conhecimento sobre as diferentes formas de preparo de uma das bebidas mais tradicionais do planeta. Desde então, vem se dedicando a oferecer cursos, oficinas, workshops e palestras para diferentes públicos, com o objetivo de estimular a busca de conhecimento e a capacitação de profissionais especializados para suprir a demanda do mercado.

Informações Imprensa

Museu do Café

Assessoria de Comunicação Institucional

(13) 3213-1751 / 98153-1666

Caroline Nóbrega / Karina Frey / Barbara Perez

comunicacao@museudocafe.org.br / museudocafe@museudocafe.org.br / barbara@museudocafe.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina Skwara | (11) 3339-8064 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!