HomeAssessoria ReleasesNova mostra do Museu de Arte Sacra de São Paulo investiga o simbolismo da cruz

Nova mostra do Museu de Arte Sacra de São Paulo investiga o simbolismo da cruz

“Cristo Rei – Cristo Redentor”, de José Jorge, ocupa a Sala MAS/Metrô Tiradentes com pinturas que apresentam novos olhares sobre esta figura geométrica, ícone mundial

O Museu de Arte Sacra de São PauloMAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, exibe “Cristo Rei – Cristo Redentor”, do artista português José Jorge. As 12 pinturas apresentadas, em tinta acrílica e técnica mista sobre madeira, exibem a figura geométrica, ícone mundial, cujo fascínio sempre habitara o inconsciente do artista e o imaginário coletivo da humanidade.

A nova mostra temporária na Sala MAS-Metrô Tiradentes vem com a intenção de que o espectador não permaneça na visão do simbolismo comum da cruz como objeto de dor, mas que resgate seu sentido essencial de vida, felicidade e esperança. “A cruz existe desde o início da história; ela é um símbolo universal e com múltiplos sentidos que estão no inconsciente coletivo da humanidade, é forma geométrica elementar como o triângulo, o quadrado e o círculo. O cristianismo não inventou a cruz, mas é na sua iconografia que a variedade de formas atinge o seu esplendor”, comenta o diretor do MAS-SP, José Carlos Marçal de Barros.

Para expressar aspectos da cruz além do religioso, José Jorge investiga o impacto deste ícone mundial – uma mera figura geométrica composta por duas linhas ou barras perpendiculares -, cujo poder de alusão ao martírio de Jesus a tornou o principal signo do Cristianismo, habitando o inconsciente de uma enorme parte da humanidade. A própria história do Brasil, desde o princípio, é marcada pela presença da cruz, sendo parte do primeiro nome que o país recebeu – Vera Cruz, depois Terra de Santa Cruz.

Antes de virem ao MAS-SP, as obras já foram expostas em Portugal, no Cristo Redentor do Rio de Janeiro/RJ e na Basílica de Aparecida, no Estado de São Paulo. Nos dizeres de José Carlos Marçal de Barros: “Denominada “Cristo Rei – Cristo Redentor”, tem entre seus objetivos evidenciar a ligação estreita entre os dois locais em cada lado do Atlântico e também prestar ao final de sua itinerância uma homenagem da arte Portuguesa ao Brasil, quando será efetivada uma doação de um dos quadros. Tão interessantes são as obras que acreditamos, sinceramente, que os nossos visitantes mais do que bem impressionados mergulharão nas profundezas simbólicas habitadas pela emoção e pela identidade”.

Exposição: “Cristo Rei – Cristo Redentor

Artista: José Jorge

Abertura: 15 de junho de 2019, sábado, às 11 horas

Período: 16 de junho a 01 de setembro de 2019

Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes – www.museuartesacra.org.br

Estação Tiradentes do Metrô – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento/educativo para visitas guiadas

Horários: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h

Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô

Número de obras: 12

Técnicas: Acrílica e técnica mista sobre madeira

Dimensões: Variadas

Compartilhe!