HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasNova Fábrica de Cultura: Secretaria e Prefeitura de São Bernardo do Campo anunciam início das obras

Prédio que abrigava Museu do Trabalho será transformado em centro de cultura e capacitação; abertura está prevista para o primeiro trimestre de 2020

A Secretária Executiva de Cultura e Economia Criativa Cláudia Pedrozo e o Prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando anunciaram hoje (25) a conquista da liberação, por parte da Justiça Federal, para prosseguimento das obras da Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo, que será implementada no prédio do antigo projeto do Museu do Trabalho e do Trabalhador.

A Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo será a segunda unidade fora da Capital. A parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura do município vai transformar o espaço em um centro de excelência em cultura e capacitação para a Economia Criativa para crianças, jovens e adultos.

“Será inaugurada aqui a mais moderna Fábrica de Cultura de São Paulo, que se tornará um modelo para as demais. Com formação, capacitação e atividades culturais, este espaço vai dar aos jovens uma nova perspectiva de futuro”, afirmou Cláudia.

Com a conquista obtida junto à Justiça, está prevista para setembro a assinatura da Ordem de Serviço para início das intervenções no local. Na ocasião, também será assinado o convênio para que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa faça a gestão do local e a instalação de todo o mobiliário. A adaptação da instalação para os moldes do projeto da Fábrica de Cultura deverá durar cerca de 150 dias, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2020 e custos estimados em aproximadamente R$ 5,58 milhões.

“A partir de agora o município tem o direito de concluir as obras da Fábrica de Cultura. O edital para contratação dos serviços foi enviado ao Ministério Público para que não paire dúvida sobre sua lisura. Esse prédio será construído com total transparência”, disse o Prefeito.

Histórico – O projeto de construção do Museu do Trabalho foi iniciado em São Bernardo no ano de 2012, com a promessa de conclusão em janeiro de 2013. Ao longo deste período, a obra milionária foi abandonada. Além disso, a Construções e Incorporações CEI, vencedora da licitação, envolveu-se em série de escândalos.

Em dezembro de 2016, o empreendimento foi alvo da Operação Hefesta, liderada da Polícia Federal (PF), MPF e Controladoria-Geral da União (CGU), culminando na prisão temporária de dois ex-secretários de São Bernardo, por suspeita de práticas irregulares e crime de corrupção.

Em fevereiro de 2019, logo após assumir a gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Secretário Sérgio Sá Leitão, ao lado do Prefeito Orlando Morando e da Deputada Estadual Carla Morando, realizou vistoria no local. Na época, era aguardada autorização do Ministério Público para início do processo de conclusão da obra.