HomeAssessoria ReleasesNova exposição virtual, cinema e música são destaques da semana do #MISemCasa

Nova exposição virtual, cinema e música são destaques da semana do #MISemCasa

Fotografias históricas de Guilherme Gaensly sobre a cultura do café paulista, que integram a coleção do Acervo MIS, compõem a nova mostra do Museu na plataforma Google Arts & Culture, que será inaugurada no Dia Internacional de Museus. Outro destaque é a Seleção para Orientação de Curtas, que escolherá projetos do interior e litoral paulista para auxílio profissional no planejamento e execução de filmes

O Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abre a agenda da semana do #MISemCasa (programação virtual do Museu com conteúdo inédito diário) com a inauguração de uma nova exposição virtual. A mostra, que traz imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista, integra a campanha global da plataforma Google Arts & Culture para celebrar o Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio. O MIS é a única instituição brasileira a participar do projeto.

Com curadoria da equipe de pesquisa e acervo do próprio museu, a mostra Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana reúne importantes registros do fotógrafo suíço-brasileiro e destaca a participação dos trabalhadores para o cultivo do café no interior paulista no final do século 19 e início do século 20. O café, como referência cultural, é um traço marcante do regionalismo da identidade paulista. Como se sabe, o cultivo do café dinamizou a economia de diferentes núcleos urbanos do Estado de São Paulo, sendo introduzido no começo do século 19, no Vale do Paraíba, estabelecendo-se gradativamente a partir dos anos 1840, na região de Campinas, e nos anos 1870 na região de Ribeirão Preto, Barretos e Jaú, para suprir uma intensa demanda de exportação. É importante lembrar que a mão de obra de europeus denominados imigrantes e a mão de obra escravizada coexistiram em razão de tardias concessões abolicionistas, que ocorreram entre 1850 e 1888. Possuidor de um grande domínio técnico, o fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly foi comissionado pelo governo do Estado com a missão de realizar uma documentação fotográfica das fazendas do interior, percorrendo todo o processo, que envolvia plantio, colheita, beneficiamento e transporte do café até o Porto de Santos, onde a produção escoava para a exportação. Segundo o pesquisador e curador Sérgio Burgi, Gaensly é uma referência para o período, pois, de forma sofisticada, conseguiu experimentar técnicas fotográficas de características físico-químicas extremamente diversas. A seleção da série de fazendas de café, aqui apresentadas, retrata alguns cuidados necessários em cada etapa do trabalho, que de certa forma, levaram a construção dos nossos hábitos atuais. A mostra é uma adaptação digital da exposição que esteve em cartaz no MIS no SP Gastronomia, em 2019.

O MIS já possui outras três exposições dentro da plataforma, que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; e Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970

O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. 

O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som

Outra novidade nesta semana é o programa de Orientação de Desenvolvimento de Curtas Pontos MIS, que fará a seleção e acompanhamento de 15 projetos de curta-metragem, em diferentes etapas de sua realização. O objetivo do projeto é colaborar com roteiristas, diretores e produtores para aprimorarem seus projetos, dialogando sobre as dúvidas e dificuldades que possam existir em cada fase. Uma equipe de profissionais do Pontos MIS (programa de formação e difusão de cinema do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo) irá orientar e fazer sugestões de desenvolvimento dos projetos aos participantes, de forma gratuita e pela internet. A seleção, que é voltada a residentes do interior e litoral paulista, será feita entre os dias 20 e 30 de maio, neste link.

Ainda integram a programação do #MISemCasa desta semana: Coleção Memória do Cinema – Francisco Cavalcanti; Notas Contemporâneas com Gilberto Mendes; Ciclo de Cinema e Psicanálise – Kiki – Os segredos do desejo; Mostra Cinema de Acervo; Musicais no Cinema – Silvio de Abreu; e Masterclass com Nara Sakarê.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso até 31 de maio.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa| 18 a 24.05

18.05 | Segunda-feira | 20h | Memória do Cinema – Francisco Cavalcanti

O projeto, em parceria com a Heco Produções registrou uma parcela importante da memória do cinema brasileiro. Todas as entrevistas foram gravadas no Museu da Imagem e do Som entre os anos 2012 e 2013. Neste vídeo, o público confere a entrevista exclusiva com o ator e diretor Francisco Cavalcanti (um dos expoentes do extinto polo cinematográfico Boca do Lixo), conduzida por Carlos Primati.

19.05 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Kiki – Os segredos do desejo

 O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um filme seguido de debate com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, exibiu, em abril de 2019, o longa espanhol Kiki – Os segredos do desejo. A sessão foi seguida de debate com a psicanalista convidada Cecília Orsini e da jornalista Fernanda Mena. A diretora de cultura e comunidade da SBPSP, Luciana Saddi, mediou a conversa, que pode ser vista agora na íntegra no Canal do MIS no Youtube.

20.05 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Gilberto Mendes

O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo, no palco do auditório do museu. Gilberto Mendes, um dos mais prestigiados compositores da atual música erudita brasileira, foi o primeiro convidado da temporada 2012 do projeto. Ele cedeu entrevista feita pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo. Peças representativas de sua produção foram apresentadas pelos pianistas Beatriz D’Aléssio, Maurício De Bonis e Maestro Luiz Gustavo Petri; e pelas sopranos Taís Bandeira, Heloisa Petri e Carolina Di Comi.

21.05 | Quinta-feira | 17h | Podcast Isso só acontece em novela – Novo episódio

Realizado pelo Pontos MIS, programa de formação e difusão de cinema do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo, o podcast Isso só Acontece em Novela analisa cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade. Nesta semana, o pesquisador e roteirista Lucas Martins Néia e o jornalista e crítico Raphael Scire abordam A telenovela na década de 1980: Roque Santeiro, Vale Tudo e O Salvador da Pátria. Esse é o segundo podcast produzido exclusivamente pelo museu, que, em 2019, criou a série Musicais no Cinema, derivada da megaexposição de mesmo nome. O perfil do MIS na plataforma Spotify pode ser acessado neste link.

21.05 | Quinta-feira | 20h | Masterclass – Nara Sakarê

A diretora, pesquisadora do trabalho do ator no cinema e idealizadora do grupo AP43, Nara Sakarê, apresenta no vídeo uma masterclass especial sobre preparação de elenco. A oficina aconteceu presencialmente dentro do programa Núcleo Experimental de Cinema do MIS, no ano de 2018.

22.05 | Sexta-feira | 20h | Musicais no cinema – Silvio de Abreu

Neste episódio da websérie derivada da exposição Musicais no cinema (2019), o dramaturgo Silvio de Abreu concede entrevista exclusiva a Duda Leite, curador da mostra. No vídeo, o autor comenta seus filmes prediletos e revela que sempre gostou de musicais, destacando “Não fuja da Raia”, que fez em 1992, em parceria com o Jorge Fernando.

23.05 | Sábado | Pontos MIS – Bate-papo de Cinema | O beijo no asfalto

Esta edição do “Pontos MIS – bate-papo de cinema”, programa que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no Youtube, apresenta, em parceria com a Arthouse distribuição, o longa nacional O Beijo no asfalto (2018, dir. de Murilo Benício) – filme baseado na peça homônima escrita por Nelson Rodrigues. Ao presenciar um atropelamento, Arandir, um bancário recém-casado, tenta socorrer a vítima, mas o homem, quase morto, só tem tempo de realizar um último pedido: um beijo. Arandir beija o homem, mas seu ato é flagrado por seu sogro Aprígio e fotografado por Amado Ribeiro, um repórter policial sensacionalista.

Após a exibição online do filme (que acontece às 16h, mediante inscrição prévia neste link), acontece, às 18h, bate-papo ao vivo com o público no Canal do museu no Youtube –  mediação de Vanise Carneiro, com os convidados Augusto Madeira, Pablo Ribeiro e Eduardo Bordinhon.

24.05 | Domingo | 20h|  Mostra Cinema de Acervo

A mostra inédita traz, todo domingo, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros, tanto curtas quanto média-metragens, produzidos entre os anos de 1980 e 1990. Os filmes dessa programação são versões digitalizadas de obras produzidas nos formatos 35mm e também 16mm. No dia 24, a mostra apresenta o recorte “Contracultura”. Segundo o dicionário Houaiss, contracultura é a “mentalidade dos que rejeitam e questionam valores e práticas da cultura dominante da qual fazem parte”. Em toda a história da humanidade, muitas mulheres e homens lutaram contra a doutrinação e produziram, debateram, documentaram sua luta, sempre colocando a definição de “cultura” em discussão. Na mostra “Contracultura”, nomes como Tom Zé e Chiquinho Brandão falam sobre rebeldia, capitalismo, antropofagia cultural, mostrando o porquê questionar o status quo sempre se faz necessário. O público irá conferir, na sequência, os filmes: Infinita Tropicália (Dir. Adilson Ruiz, Brasil, 1986, 35 min, 14 anos); e A longa viagem (Dir. Wagner Carvalho e Ivan Novaes, Brasil, 1984, 23 min, 14 anos).

Acervo Online MIS

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!