HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesNotas Contemporâneas do MIS convida Maurício Pereira para a edição de março

Notas Contemporâneas do MIS convida Maurício Pereira para a edição de março

Sucessos do músico também serão apresentados ao vivo pelo grupo Gama Musical, no dia 15 de março, às 20h;

A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria do Museu com 1h de antecedência.

Na edição março do programa Notas Contemporâneas, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – recebe um dos ícones da música independente brasileira: o compositor, letrista, cantor e saxofonista paulistano Maurício Pereira. A atividade acontece no dia 15, quarta-feira, às 20h, com entrada gratuita.

O Notas Contemporâneas se divide em duas etapas: a primeira é conduzida pela historiadora Rosana Caramaschi, que registra, em estúdio, um depoimento que irá integrar o acervo do MIS. A segunda etapa é ao vivo no palco do Auditório MIS, com mediação do jornalista Zeca Camargo e a presença do grupo Gama Musical, com direção musical de Yan Montenegro, que cria releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos da personalidade homenageada. A entrada é livre, e o público pode participar fazendo perguntas, que passam a integrar o roteiro da noite. 

Sobre o convidado

Maurício Pereira nasceu em São Paulo, em 1959. Nos anos 80, criou a banda Os Mulheres Negras, com André Abujamra. Nos anos 90, foi cantor do programa Fanzine, de Marcelo Rubens Paiva, na TV Cultura, e um dos pioneiros na internet, fazendo o primeiro show brasileiro ao vivo na rede.  Entre sucessos da carreira, o músico paulistano apresenta o seu mais recente disco: Micro, fruto de um trabalho cheio de personalidade e delicadeza que nasceu de modo meio casual, um duo, a voz de Maurício acompanhada pela guitarra de Tonho Penhasco. No repertório, versões das músicas do “Outono…”, (“Florida”, “Mulheres de bengalas”, “A mais”, “Tudo tinha ruído”) e outros discos, em especial “Pra Marte”, de 2007 (“Truques com Facas”, “Pra Marte” e o clássico “Trovoa”) e “Pra onde que Eu tava indo”, de 2014 (“Criancice”, “Fugitivos”, “Pra onde que eu tava indo”), discos em que Tonho é um parceiro importante de Maurício. 

O músico tem oito discos solo gravados, todos disponíveis em streaming. Suas composições têm sido gravadas por artistas como Metá Metá e Maria Gadú, entre outros.

Sobre Zeca Camargo

Jornalista, escritor, palestrante e apresentador de televisão, Zeca Camargo tem longa trajetória na tevê e nos principais jornais do país. Sua carreira é marcada por entrevistas com ícones da música nacional e internacional. No livro “De A-HÁ a U2”, ele revela bastidores de seus encontros com nomes como Madonna, Lady Gaga, Cazuza, Paul McCartney e muitos outros.

Como apresentador, Zeca esteve à frente dos programas Fantástico e É de Casa, da Rede Globo, e MTV no ar, do canal MTV Brasil. Na atualidade assina uma coluna do caderno de Turismo da Folha de S.Paulo, é colaborador do jornal e do canal de notícias Globo News. Atua ainda como Diretor Artístico da TV Bandeirantes e apresenta os programas 1001 Perguntas, no ar de segunda a sexta na emissora, e o Comer é Viajar, exibido no Canal Sabor & Arte.

Sobre a Gama Musical

O grupo nasceu com o intuito de homenagear os convidados do programa Notas Contemporâneas, sempre trazendo releituras de clássicos de seu repertório, originais e inéditas, executadas ao vivo. A adaptação das canções, arranjos e direção musical ficam a cargo do pianista Yan Montenegro, e a formação da banda é pensada de acordo com cada artista convidado.  

 

Sobre a pesquisadora e entrevistadora (em estúdio) 

Rosana Caramaschi é historiadora com especialização em arte, crítica e curadoria. Possui larga experiência em música e artes cênicas, com ênfase em ópera. No segmento musical, destaque para atividades ligadas à música erudita e popular, onde realiza pesquisas e curadorias diversas. Desde a primeira edição do Notas Contemporânea, em 2011, é responsável pela pesquisa, desenvolvimento de roteiro e condução do depoimento conforme ferramentas da história oral.

O Núcleo de música do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC. A B3 e Lenovo são Mantenedoras Ouro do MIS, que tem o Apoio Institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master, Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro e Vedacit, TozziniFreire Advogados e Siemens na categoria Prata. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do hotel Pestana.

Serviço

PROJETO: Notas Contemporâneas | Maurício Pereira 

LOCAL – Auditório MIS (172 lugares) | Museu da Imagem e do Som: av Europa, 158 – Jd Europa – São Paulo/SP

Data: 15/03, às 20h 

Ingresso: Gratuito – retirada na bilheteria com 1h de antecedência 

Classificação: Livre 

Compartilhe!