HomeAssessoria ReleasesNo Dia das Crianças, Museu Afro Brasil abre exposição que revela o universo lúdico da fauna maranhense

No Dia das Crianças, Museu Afro Brasil abre exposição que revela o universo lúdico da fauna maranhense

Paralelamente, o museu recebe também a mostra fotográfica Afetos, de Edgar Rocha

No próximo dia 12 de outubro, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura, abre as portas para receber duas novas exposições que revelam a pulsante diversidade artística do Maranhão: “Hiorlando” e “Afetos”. As exposições fazem parte da programação em comemoração ao aniversário do Museu Afro Brasil, que celebra catorze anos de existência no próximo dia 23 de outubro.

Hiorlando

Hiorlando é o nome adotado pelo artista João Pereira Marques, que apresenta no Museu Afro Brasil 100 esculturas em madeira da sua fauna lúdica e animada composta por girafas, peixes, sapos, jacarés, cachorros, entre outros bichos fartamente coloridos. “Os bichos de olho vivo e cara sapeca marcam o trabalho de Hiorlando e carregam sua alma”, destaca Paula Porta, curadora da exposição.

Nascido no povoado João Peres, no município de Araioses, no Maranhão, em 1963, Hiorlando começou a esculpir há pouco mais de dez anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse.

Galhos do cajueiro, tamboril e cedro são os tipos de madeira que edificam as esculturas do artista, que estão divididas em três categorias: bichos da água, do seco e do imaginário. Um deleite ao público infantil.

Afetos

A exposição traz um panorama do trabalho do fotógrafo paulistano Edgar Rocha, estabelecido no Maranhão há mais de 40 anos. São 41 fotografias que passeiam por temas como o patrimônio cultural, os navegantes e as celebrações do povo maranhense.

”O trabalho de Edgar Rocha traz duas características muito marcantes: a luz âmbar, morna, que nos aproxima da imagem capturada. E um fascínio pelos saberes, pelas tradições e pelo jeito de ser dos negros do Maranhão, que registra de maneira intimista e verdadeiramente amorosa”, destaca Paula Porta, que também assina a curadoria da mostra.

As imagens de divulgação das exposições estão disponíveis neste link

 

SERVIÇO

 

 

Hiorlando

Afetos


Abertura:
12 de Outubro de 2018 – 11h00
Período de exposição: até Dezembro de 2018

#Maranhão #Hiorlando #escultura #EdgarRocha #fotografia #mab14anos

#‎mab #‎museuafrobrasil #‎culturabrasileira #‎arte #‎culturasp #‎museu #‎saopaulo #‎sp #‎Ibirapuera #‎parqueibirapuera

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

Entrada R$ 6,00 | Meia entrada R$ 3,00 | Gratuito aos sábados

Informações para a imprensa – Museu Afro Brasil
Luiza Magalhães (11)3320-8940 | luiza.magalhaes@museuafrobrasil.org.br
Natalia Moriyama: (11) 3320-8914 | natalia@museuafrobrasil.org.br

Nabor Junior: (11)3320-8940 | nabor.jr@museuafrobrasil.org.br

 

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes: (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina: (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues: (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!