HomeAssessoria ReleasesMúsica na Praça traz Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí nesta semana

Com repertório voltado à música caipira, o grupo apresenta-se neste sábado, dia 02, a partir das 11 horas, na Praça da Matriz

O Projeto Música na Praça traz nesta semana o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Com um repertório repleto de clássicos da música caipira e da moda de viola, o grupo apresenta-se neste sábado, dia 02, às 11 horas, na Praça da Matriz de Tatuí.

De acordo com o coordenador do Grupo, o violeiro e professor Zeca Collares, o show terá canções bem conhecidas do público, como “Cabecinha no Ombro” (Paulo Borges), “Trem do Pantanal” (Geraldo Roca), “Vaca Estrela e boi Fubá” (Patativa do Assaré) e “Amanheceu, peguei a viola” (Renato Teixeira). O programa traz também “Poeira” (Serafim Colombo Gomes), “Caminheiro” (Jack), “Moda de Viola” (Dino Franco), “Poutpourri de pagodes” (Tião Carreiro), “Triste Berrante” (Adauto Santos), “Amora” (Renato Teixeira), “Beira Mar” (tradicional) e “Arrumação” (Elomar Figueira de Melo).

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí foi formado no início de 2018, após a inclusão dos cursos de Viola Caipira e Acordeão na grade de habilitações oferecidas pela instituição. Reúne, além destes instrumentos, alunos de outros cursos da escola, como Percussão, Violão, Cordas e Canto Popular. Seu principal objetivo é promover a difusão da tradição caipira, resgatando canções populares da chamada “Música Brasileira de Raiz”. Apesar de sua formação recente, o grupo já acumula apresentações importantes, como a abertura do Fórum Regional de Pontos de Cultura, promovido pelo Governo de São Paulo, algumas edições do Projeto Música na Praça e o recente Encontro de Música Raiz, realizado em agosto deste ano.

Zeca Collares, o coordenador, é compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em Cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora dos Patrocínio (Ceunsp). Iniciou seu ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol-MG, onde nasceu. Em 1984, formou parceria com o folclorista, compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para sua carreira musical. Estudou MPB no Tema Centro Musical de Marília-SP com o professor Paulo Estêvão “Tevão” na década de 1990. Um dos fundadores do grupo Mucunã de música regional brasileira. Soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs lançados dentro do universo da Viola Caipira.

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Projeto Música na Praça