HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseus do Governo do Estado de São Paulo têm entrada gratuita no Dia das Mães

Museus do Governo do Estado de São Paulo têm entrada gratuita no Dia das Mães

Ação é válida para as mães e para um filho que visitarem os museus da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo na capital, interior e litoral, com o objetivo de cultivar laços e memórias das mães com suas famílias por meio de passeios culturais;

A experiência museológica é um incentivo para presentear aquela figura materna tão amada, afinal, normalmente, são as mamães que levam os filhos pela primeira vez a quase tudo e, agora, é chance de muitas delas irem pela primeira vez ao museu

Os museus pertencentes à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo estarão com entrada gratuita para todas as mães e estendida para um filho, no domingo de Dia das Mães (14/5), mediante apresentação de documento que comprove grau de parentesco e crianças até 7 anos não pagam. Além dos museus, outras instituições como as Fábricas de Cultura, Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos e a plataforma digital #CulturaEmCasa prepararam atividades especiais para a data. Os lugares permitem reflexão, inspiração, criatividade e experiências autênticas de aprendizado, diversão, interações e conversas familiares, além de opções de passeios para vários gostos. 

Encontrar o presente perfeito para o Dia das Mães não vem com uma solução única para todos. Contudo, de maneira geral, as mães concordam em um ponto: desejam  passar um tempo de qualidade com os filhos e mimar-se. Uma das alternativas é o Museu das Favelas, em Campos Elíseos, na capital paulista. Em 13 e 14/5, acontecerá uma programação especial e gratuita voltada para as mães e famílias. No sábado, das 11h às 16h, terá um espaço dedicado ao autocuidado, com oferta de massagem, manicure e troca de experiências com empreendedoras que trabalham com o tema. No jardim, as crianças brincarão em um espaço lúdico.

Ainda no dia 13, às 15h, acontecerá o Papo Reto, roda de conversa com Tinna Rios, mulher negra, comunicóloga e influenciadora digital que nos dará outros pontos de vista sobre o processo de abolição da escravatura, datado de 13 de maio de 1888, em uma abordagem que entrelaça a histórias, as mulheres e nossos dias atuais.

No domingo, às 14h, os educadores do Museu apresentam a contação de histórias “De passinho em passinho”, que propõe um aprendizado de diferentes danças e ritmos por meio de práticas lúdicas, num percurso pelos diferentes espaços do museu. A história é contada em Libras e Português, de forma que o corpo de todo mundo fala junto e aprenda a ser mais acessível, pelo tato, pela visualidade e pela audição buscamos alcançar diferentes sentidos para os mais variados públicos, focando nas crianças, mas dialogando com todas as idades.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo inaugura em 13/5 a exposição “Mães – no imaginário da arte”,  com curadoria de  Claudinei Roberto da Silva. A mostra celebra a iconografia e os diversos sentidos da figura materna. Pinturas, murais, esculturas, gravuras e desenhos confirmam o interesse e o poder que artistas de diversas matrizes culturais compreendem emanar dessa figura que é central a todas as sociedades. Obras do importante artista mineiro Maurino Araújo (1943-2020) e da contemporânea Lidia Lisbôa, artista paranaense radicada em São Paulo, integram esse diversificado conjunto. 

Já o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, realiza sempre no segundo domingo de cada mês, um encontro com artistas da cidade e região, além de grupos de artesanatos da comunidade. O objetivo é oferecer ao público visitante da instituição a oportunidade de apreciar o fazer artístico, em tempo real. Ver um artista pintando ou esculpindo, por exemplo, além de abrir espaço para que esses artistas, em suas múltiplas linguagens, possam apresentar suas produções. As ações acontecerão em 14/5, das 10h às 16h, e ainda, haverá uma apresentação artística na edição especial em homenagem às mães, com a cantora Maria Fernanda, de 8 anos, que, também, tocará violão. 

Entre outras opções de passeio, estão a exposição “Tina Turner: uma viagem para o futuro”, primeira mostra brasileira dedicada à lenda viva do rock e da música internacional no Museu da Imagem e do Som, no Jardim Europa, e a exposição “Rainhas de Copas”, sobre a seleção brasileira feminina de futebol no Museu do Futebol, no Pacaembu. E no Museu da Língua Portuguesa, em maio, nos fins de semana, ou seja, aos sábados e domingos, incluindo o Dia das Mães, a entrada para o museu é gratuita.

É válido destacar que além da gratuidade no Dia das Mães, os museus já têm, de forma fixa, um dia de entrada franca. São eles:

GRÁTIS ÀS TERÇAS 

Museu Catavento – site

Museu da Imagem e do Som (MIS) – site

Mis Experience – site

Museu do Futebol – site

GRÁTIS ÀS QUARTAS 

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – site

GRÁTIS ÀS QUINTAS 

Museu das Culturas Indígenas – site

GRÁTIS AOS SÁBADOS 

Pinacoteca Luz – site

Pina Contemporânea – site

Museu da Imigração – site

Museu de Arte Sacra – site

Museu da Língua Portuguesa – site

Museu do Café (Santos) – site

GRÁTIS AOS DOMINGOS 

Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) – site

SEMPRE GRÁTIS 

Casa das Rosas  – site

Casa Guilherme de Almeida – site

Casa Mário de Andrade  – site

Memorial da América Latina – site

Memorial da Resistência – site

Museu da Diversidade Sexual – site

Pinacoteca Estação – site

Paço das Artes – site

Museu Casa de Portinari (Brodowski) – site

Museu Índia Vanuíre (Tupã) – site

Museu das Favelas – site

Abaixo está a política de gratuidade e meia-entrada:

Gratuidade é válida para:

Meia-entrada é válida para:

Além dos museus, outras instituições da pasta estão com programação especial. As Fábricas de Cultura realizam o Festival Música com M de Mãe, o qual traz as potencialidades dessas mulheres com composições de brasilidades: do ijexá ao samba e o rap. Mulheres que muitas vezes são desvalorizadas e menosprezadas por quererem vivenciar, conjuntamente, a vida profissional e a maternidade. As artistas convidadas são: Drika Ferreira, Ana Cacimba e Susi Nascimento e a atividade conta com intérprete de LIBRAS. A atividade livre e gratuita, com as seguintes datas e horários:

Mais informações Fábricas de Cultura

Já na Fábrica de Cultura Iguape, em 11/5, às 14h, terá um bate-papo sobre as formas que diferentes mães se relacionam com a música e as artes, compartilhando experiências e semeando reflexões. As convidadas são Gladys Bastyi, ativista das causas sociais e organizadora da Parada LGBTI+ na cidade de Iguape, Varyju Poty, educadora, presidente do conselho local de saúde indígena, Daniela Sanches, cantora, mãe, avó e lésbica. A mediação fica por conta de Carolina Soares, que é cantora, intérprete de samba e outras vertentes da música popular brasileira.

 

Gratuito, Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape, mais informações Fábricas de Cultura

Na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em 14/5, das 11h às 11h45,  terá a ação: “Lê no Ninho”, a qual oferece uma experiência de interação com a leitura na primeira infância, com contação de histórias, música e brinquedos. Para bebês e crianças de 6 meses a 4 anos, pais e/ou cuidadores. E a “Hora do conto”, também, em 14/5, das 16h às 16h45,  a respeito do livro “A princesa e a costureira”, de Janaína Lesão e Júnior Caramez. Na BSP, a contação será bilíngue em Libras e português, com a Cia. Arte Raiz. E na Biblioteca Parque Villa-Lobos, terá a contação de história da mesma obra, com o coletivo Encantos da Terra.

E para finalizar, a plataforma #CulturaEmCasa, também, homenageia às mães com programação especial com exibições de filmes, é possível assistir uma mini mostra de cinema, com 3 filmes: Minha Vida Sem Mim; Mãe + Mãe e 3000 Noites.

Gratuito, mais informações #Cultura em Casa

Compartilhe!