HomeAssessoria ReleasesMuseus-Casas Literários realizam visitas educativas virtuais ao vivo

Museus-Casas Literários realizam visitas educativas virtuais ao vivo

Por meio das redes sociais, os museus continuam com suas atividades culturais e educativas

A Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida continuam com suas atividades culturais e educativas, além de não terem parado as visitas, que agora acontecem on-line. A Rede de Museus-Casas Literários realiza as visitas educativas ao vivo pelo Facebook semanalmente e cada equipamento possui um dia da semana específico para a atividade.

A Casa das Rosas oferece suas visitas às quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com a mediação de seus educadores, o museu é explorado usando diferentes estratégias e abordando os diversos assuntos que a Casa dispõe. As próximas visitas serão nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio.

Na Casa Mário de Andrade, as visitas ocorrem às quintas-feiras, também das 16h30 às 17h. Dia 7 de maio, em “100 anos da Casa”, o Educativo irá discutir a história da residência, seus moradores e o local como patrimônio e museu, em comemoração aos 100 anos da construção da edificação que sedia a Casa Mário de Andrade. 

Na semana seguinte, dia 14 de maio, “A faceta musical de Mário de Andrade” abordará o pensamento musical de Mário de Andrade, que foi professor de música e um grande musicólogo, tendo produzido inúmeros ensaios e críticas de música ao longo da vida. 

No dia 21 de maio, “Educação formal e Educação não-formal” tem o objetivo de traçar paralelos e conexões sobre as duas formas de ensino, discutindo os desafios de alinhar o encontro entre as duas vertentes. 

Por fim, dia 28 de maio, “Mapa Afetivo” será em torno da leitura de alguns poemas de Mário de Andrade e de outros autores, com o intuito de traçar um mapa afetivo da cidade de São Paulo. Os participantes são convidados a trazer seus poemas preferidos sobre suas cidades, para serem partilhados durante a atividade. 

Às sextas-feiras, é a vez da Casa Guilherme de Almeida. Os educadores da Casa estarão on-line nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio, às 16h30.

Excepcionalmente, no dia 5 de maio, terça-feira, das 15h às 17h, o Núcleo de Ação Educativa também fará a live “E se sua casa fosse um museu?”. Nesta visita, assim como ocorreu com a antiga residência do poeta Guilherme de Almeida, a proposta é que cada participante pense como seria a musealização de sua casa, por meio de discussões, análises de plantas arquitetônicas e desenhos. A oficina será transmitida on-line, pela plataforma Google Hangouts Meet e a inscrição é feita pelo site do museu.

Os três Museus-Casas Literários são vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis.

SERVIÇO

CASA DAS ROSAS
Visita Virtual
Quartas-feiras, das 16h30 às 17h

6, 13, 20 e 27 de maio

Por Núcleo de Ação Educativa

Transmissão pelo Facebook

CASA MÁRIO DE ANDRADE

Live: 100 anos de Casa

Quinta-feira, 7 de maio das 16h30 às 17h

Live: A faceta musical de Mário de Andrade

Quinta-feira, 14 de maio das 16h30 às 17h

Live: Educação formal e Educação não-formal

Quinta-feira, 21 de maio das 16h30 às 17h

Live: Mapa Afetivo

Quinta-feira, 28 de maio das 16h30 às 17h

Por Núcleo de Ação Educativa

Transmissão pelo Facebook.

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Live: E se sua casa fosse um museu?

Terça-feira, 05 de maio | 15h às 17

Por Núcleo de Ação Educativa

Inscrições pelo site do Museu 

Visita virtual

Sextas-feiras, das 16h30 às 17h

8, 15, 22 e 29 de maio
Por Núcleo de Ação Educativa
Transmissão pelo Facebook

SOBRE A CASA DAS ROSAS 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!