HomeNewslettersMuseu Índia Vanuíre: um evento diferente por dia na 16ª Semana de Museus

Museu Índia Vanuíre: um evento diferente por dia na 16ª Semana de Museus

Com um evento diferente por dia, a 16ª. Semana de Museus do Museu Índia Vanuíre promete workshops, oficinas e palestras para todos os interesses. Todos os eventos ocorrem no próprio museu, em Tupã (Rua Coroados, nº 521, Centro).

Na terça-feira, dia 15, das 14h00 às 16h00, acontece um Workshop Sobre Mídias Sociais voltado ao idoso, visto que esse público tem cada vez mais acesso às redes sociais e ao celular. A ação será um momento para auxiliá-los em suas dúvidas e transmitir informações importantes para que consigam mais intimidade com seus celulares, tablets e computadores.

Na quarta-feira, dia 16, das 14h00 às 16h00, será a vez de uma Palestra Sobre Marketing Digital ministrada pelo empreendedor Lucas Hatano com foco no público indígena. O objetivo é mostrar como funciona o marketing digital nas multinacionais e como essas ações podem ser adaptadas e incorporadas nas comunidades indígenas.

Na quinta-feira, dia 17, das 19h00 às 20h00, haverá uma visita mediada ao museu para os feirantes e trabalhadores da região. A intenção é aproximar os participantes do museu, apresentando fatos, costumes e o modo de vida indígena e de colônias de imigrantes que ainda estão presentes nos dias de hoje, principalmente na alimentação.

No mesmo dia 17, das 20h00 às 21h00, haverá uma oficina de comida indígena, quando o mesmo grupo de feirantes e trabalhadores será convidado para participar de uma oficina de comida típica Kaingang. Na ação, conhecerão melhor os costumes dessa etnia e poderão compará-los com os seus próprios.

E, para encerrar a semana, das 14h00 às 16h00 do dia 18 (sexta-feira) ocorre uma palestra inclusiva com o palestrante Fábio Oliveira, que é cego e abordará a vida e a inclusão do público deficiente visual no mundo virtual a partir de sua própria experiência em rádio web.

Museu Índia Vanuíre 45º Semana do Índio – Crédito: Juliana Dias

Outros eventos do mês de maio

Oficinas para Famílias: das 9h00 às 16h00, aos sábados e domingos, com atividades lúdicas e reflexivas para a integração da família com o Museu. Neste mês, a atividade será a confecção de uma presilha de cabelo inspirada na colônia espanhola.

Aguçando as Memórias: das 14h00 às 15h30, nos dias 8 e 22. A programação é voltada à inclusão social e cultural de idoso e terá dois encontros: no dia 8 (terça-feira), uma roda de conversa e oficina sobre técnicas de bordados com a artesã e assistente social, Romilda Ferreira Dias Siqueira; no dia 22 (também terça-feira) os integrantes reproduzirão lembranças da infância em trabalho manual feito de retalhos, sobras de pano e linhas.

Museu e Cidadania:  evento de inclusão sociocultural, acontece no dia 16 (quarta-feira), das 15h00 às 16h30.  Com foco na comemoração do Dia das Mães para a comunidade das instituições sociais e terapêuticas da cidade, a atividade será a confecção de um artesanato em forma de flor a partir de materiais recicláveis.

O Olhar é o Sentir Pelas Mãos: ação conjunta com o Programa Vida Iluminada da Unimed, visa a inclusão de deficientes visuais. Em maio, será realizado um passeio para o Museu dos Tropeiros, com o objetivo de preservar a cultura das comitivas de tropeiros do município, além de retratar a história do grupo denominado “Chapéus Brancos” que, em 1964, organizou o primeiro rodeio na cidade de Tupã.

Cultura e Questões Indígenas em Foco: voltado para que as novas gerações reconheçam a contribuição dos diferentes grupos na formação do país, às 9h00 e às 14h00 do dia 25 (sexta-feira, será exibido o documentário “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”.

Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração: exposição bilíngue (kaingang e português) aberta ao público durante todo o mês, tem o intuito de promover a tradição, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang, valorizando o conhecimento e os fazeres dos indígenas mais velhos e sábios.

RelatedPost

Compartilhe!