HomeAssessoria ReleasesMuseu Índia Vanuíre promove Semana do Índio virtual

Museu Índia Vanuíre promove Semana do Índio virtual

Entre 19 e 25 de abril, as redes sociais do equipamento apresentarão oficinas, danças e vídeos sobre indígenas do estado

Realizada anualmente, a Semana do Índio, em 2020, será on-line no Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. A programação celebrará e homenageará o Dia do Índio (19 de abril) e também as culturas indígenas que coabitam as T.I. Vanuíre, Icatú e Araribá: os Kaingang, Krenak, Guarani e Terena.

Devido ao isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), e ao fechamento temporário do equipamento cultural, a programação será realizada virtualmente pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter – @museuindiavanuire.

As atividades incluem oficinas, por meio de vídeos, que ensinarão a todos que estão em casa a confeccionar adornos como cocar, brinco, colar, pulseira, além de arco e flecha de brinquedo e um chaveiro. As danças indígenas também serão lembradas, bem como depoimentos sobre a importância da pintura corporal e dicas de leitura sobre as línguas indígenas serão exibidas.

Na agenda, ainda estão inclusas: apresentação do estudo sobre a Índia Vanuíre, produzido pelo Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista; e vídeo de uma indígena Kaingang sobre a trilha na mata que mostra a importância da natureza para a cultura do seu povo.

Os interessados em participar devem ficar de olho nas redes sociais (@museuindiavanuire) do Museu Índia Vanuíre. Todos os dias acontecerão atividades para o público.

Compartilhe!