HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu Índia Vanuíre apresenta nova exposição virtual sobre dança Krenak

Museu Índia Vanuíre apresenta nova exposição virtual sobre dança Krenak

 Já está disponível na página do Museu Índia Vanuíre www.museuindiavanuire.org.br a nova exposição virtual “A Dança como Representação da Cultura Krenak na Terra Indígena Vanuíre”, desenvolvida com o grupo Krenak da terra indígena Vanuíre, em Arco-Íris.

O material apresenta diferentes cantos e coreografias, que são cercados de mensagens e histórias desse povo, além de depoimentos de lideranças locais, que são os pontos centrais para a difusão da luta indígena do passado e do presente.

A instituição cultural e a comunidade indígena da região trabalham juntas na preservação da memória para o fortalecimento das tradições e saberes, contribuindo para a educação e o empoderamento das novas gerações. A dança é uma dessas ferramentas de manutenção da cultura e da continuidade da língua por meio da música.

Exposições virtuais

Você também pode conferir, no site do museu, outras sete mostras. Algumas delas já tiveram versões físicas, como o “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – De Geração em Geração” e O Café e a História de Tupã”, ambas atualmente em cartaz na instituição, sendo em março os últimos dias da segunda.

O espaço online permite que usuários de outras partes do país tenham acesso a conteúdos sobre os costumes e a cultura indígena presente na terra indígena Vanuíre (Arco-Íris/SP), abordada diretamente pela comunidade local, de diferentes etnias, entre elas Kaingang, Krenak e Terena, retratando as danças, a diversidade dos povos, os casamentos, a subsistência a partir da terra, a resistência cultural, entre outros.

Outra oportunidade encontrada no espaço virtual é o tour em 360º, em que o visitante pode fazer uma imersão nos espaços e módulos da instituição, e conferir em detalhes a exposição de longa duração.

RelatedPost

Compartilhe!