HomeAssessoria ReleasesMUSEU DO IMPEDIMENTO EXPÕE HISTÓRIA DE MULHERES PROIBIDAS DE JOGAR BOLA

MUSEU DO IMPEDIMENTO EXPÕE HISTÓRIA DE MULHERES PROIBIDAS DE JOGAR BOLA

Iniciativa que começou como uma ação virtual ganha versão física no Museu do Futebol entre os dias 7 e 15 de março

O Museu do Futebol recebe entre os dias 7 e 15 de março a instalação do projeto Museu do Impedimento, que conta a história dos anos de proibição do futebol feminino no Brasil, entre 1941 a 1979, e o desenvolvimento da modalidade nos anos seguintes. A iniciativa é uma versão física de uma iniciativa que começou na internet: no ano passado, o projeto lançou uma experiência digital colaborativa para estimular mulheres de todo o País a enviarem seus relatos e fotos da época em que eram proibidas por Lei de jogar bola. No Museu do Futebol, o público verá os vídeos e projeções baseadas na campanha.

As imagens coletadas a partir da mobilização na internet foram integradas ao acervo digital do Museu do Futebol e já tinham dado origem a exposições virtuais. Com uma versão física, o trabalho ganha nova dimensão e pode ser observado também pelos visitantes presenciais do Museu do Futebol.

“São histórias de mulheres comuns que brigaram pelo direito de praticar um esporte. Devemos à resistência delas o fato de que hoje o Brasil tem excelentes jogadoras no futebol feminino. Queremos mostrar ao público que poderíamos ter muito mais craques em atividade, se não fossem essas quatro décadas de perseguição”, diz a diretora técnica do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi.

A instalação terá imagens de jogadoras, árbitras e torcedoras que se destacaram no Brasil até os anos 1980. Os destaques serão as coleções pessoais das jogadoras Michael Jackson (Marileia Santos), Rose do Rio, Suzane Carvalheiro e Márcia Honório. O visitante poderá, ainda, ver os depoimentos da própria Michael Jackson, da primeira árbitra profissional, Léa Campos; e da jogadora francesa Ghislaine Royer. O projeto também apresentará um pouco sobre as pioneiras do futebol em outros países, como França e Estados Unidos.

História

A prática de futebol foi proibida às mulheres pelo decreto-lei 3.199, de 14 de abril de 1941, assinado por Getúlio Vargas. O artigo 45 dizia o seguinte: “Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”. Mesmo quando a norma foi revogada, em 1979, as mulheres continuaram enfrentando dificuldades para jogar, com regulamentos que previam tempos menores de partidas femininas e até campeonatos que colocavam “beleza” como critério de inscrição das atletas.

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 20 | Meia entrada: R$ 10 | Entrada gratuita para crianças até 6 anos

Combo família (a partir de 4 pessoas) R$ 15 | Meia entrada R$ 7,50

Grupos (acima de 10 pessoas) R$ 15 | Meia entrada R$ 7,50

Entrada gratuita para todos às terças-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento com Zona Azul (R$ 5 válido por 3h). Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br