HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol participa de expedições do Sesc-SP sobre futebol paulista

Museu do Futebol participa de expedições do Sesc-SP sobre futebol paulista

Eventos gratuitos serão nos dias 22 e 29, percorrerão pontos relevantes para a cultura do futebol de São Paulo; vagas limitadas

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá em setembro duas expedições do Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo. A programação inclui um evento sobre memória do esporte (no dia 22) e outro sobre a várzea e o movimento negro (no dia 29). A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado nos dois casos.

No dia 22, a Expedição Futebol e Memória fará visitas ao Santa Marina Atlético Clube e ao Museu Histórico da Associação Portuguesa de Desportos. A proposta do evento é apresentar a história de equipamentos esportivos e a partir disso debater diferentes formas de preservação do conteúdo.

A expedição Futebol, Negritude e Fotografia, às 14h do dia 29, levará o público à Cohab 1, na zona leste de São Paulo, para uma visita ao Negritude F.C., tradicional time amador e expoente da cultura negra desde os anos 1980. O evento promoverá um exercício de fotografias e a partir disso produzirá um mural lambe-lambe para narrar a trajetória do clube.

Cada uma das expedições tem limite de 30 vagas. Inscrições podem ser feitas pelo site https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br.

O Santa Marina Atlético Clube é um time amador de origem operária. Fundado em 1913 por trabalhadores da Companhia Vidraria Santa Marina, chegou a ser bicampeão municipal e tricampeão estadual de futsal e disputou divisões intermediárias do futebol de campo de São Paulo nos anos 1960. Hoje funciona com escolinhas de esporte e mantém times amadores.

A Associação Portuguesa de Desportos, fundada em 1920, é um dos times profissionais mais tradicionais do futebol paulista. O Museu Histórico, situado no Canindé, tem como principal missão a preservação desse rico histórico.

O Negritude F.C. surgiu em 1980, oriundo de uma reunião de jovens da Cohab que frequentavam bailes de música black. Desde então, o time construiu uma das mais relevantes trajetórias entre as equipes amadoras do futebol de São Paulo.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Expedição Futebol e Memória

Data: 22 de setembro de 2018 (sábado)

Local: Ponto de encontro na bilheteria do Museu do Futebol

Inscrições e mais informações: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

Evento gratuito, com inscrições limitadas (30 vagas)

Expedição Futebol, Negritude e Fotografia

Data: 29 de setembro de 2018 (sábado)

Local: Ponto de encontro na bilheteria do Museu do Futebol

Inscrições e mais informações: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

Evento gratuito, com inscrições limitadas (30 vagas)

Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h)

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu normalmente não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O percurso está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais. Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação