HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol leva mostra “Visibilidade para o Futebol Feminino” ao Museu Pelé, em Santos (SP)

Painéis e vídeos com conteúdo da exposição original poderão ser conferidos pelo público, a partir de 16 de agosto, com entrada gratuita

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, leva para Santos a exposição itinerante “Visibilidade para o Futebol Feminino”, que ficará em cartaz na cidade entre 16 de agosto e 30 de setembro. A mostra faz parte do projeto de mesmo nome, criado pelo museu em 2015, que uniu pesquisa, programação cultural, ações educativas e uma exposição temporária com o objetivo de ampliar a visibilidade da trajetória feminina no esporte mais popular do Brasil.

Hoje, o Museu do Futebol se orgulha de possuir um vasto acervo sobre a modalidade, disponível para consulta na biblioteca em sua sede, no banco de dados online (https://dados.museudofutebol.org.br) e na exposição virtual de mesmo nome do projeto, na plataforma Google Arts&Culture.

A mostra ficará em cartaz no Museu Pelé, equipamento que ocupa a área dos antigos Casarões do Valongo, construídos na segunda metade do século 19 – os imóveis foram abalados por dois incêndios e reconstruídos a partir de 2010. Inaugurado em 2014, o museu já recebeu mais de 200 mil visitantes e está situado no centro histórico de Santos, no litoral de São Paulo.

“Composta por 11 painéis e três vídeos com roteiro de Marcelo Duarte e narração de Claudete Troiano, a mostra foi feita especialmente para viajar para outras localidades e colaborar, assim, para tornar mais conhecida a participação feminina no futebol”, afirma Daniela Alfonsi, diretora de Conteúdo do Museu do Futebol.

Dentre os conteúdos abordados, a mostra conta que o futebol feminino foi relegado ao esquecimento, a ponto de haver o silêncio na mídia e o desconhecimento de que a prática da modalidade feminina chegou a ser proibida às mulheres por 39 anos, de 1941 a 1979. Além disso, leva à reflexão de que a modalidade, sem investimento por parte de clubes e federações e sem a memória afetiva da população, ficou relegada a uma prática para homens.

A itinerância resulta de ação com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, para a difusão de acervos e ampliação do acesso à cultura.

A exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura gestora das atividades do Museu do Futebol, e conta com o apoio do SISEM-SP, CEME, Guerreiras Project, e apoio local do Museu Pelé, do Santos Futebol Clube e da Prefeitura de Santos.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mostra itinerante “Visibilidade para o Futebol Feminino”

Museu Pelé, em Santos (SP)

Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo, Centro Histórico – Santos (SP)

Dias e horários de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.

Entrada gratuita.

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento:

Terça a domingo, 09h00 às 18h00

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais.

Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação