HomeCultura + Cultura + NotíciasMuseu do Futebol leva exposição itinerante ao Rio

Museu do Futebol leva exposição itinerante ao Rio

Museu do Futebol na Área – Foto: Tom Cabral / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Depois de ser vista por mais de 7 mil pessoas em Recife, a exposição itinerante do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, desembarca no Rio de Janeiro. O “Museu do Futebol na Área” ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o dia 30 de julho, com entrada gratuita.

O projeto, que tem patrocínio da Motorola por meio da Lei Rouanet, integra a celebração do décimo aniversário do Museu do Futebol, um dos três equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que estão entre os dez melhores do Brasil segundo ranking do site “TripAdvisor”. A exposição já havia percorrido cidades paulistas entre 2015 e 2017, período em que recebeu mais de 70 mil visitantes, e neste ano vai passar por outras capitais brasileiras.

“O futebol é uma paixão nacional e expressão da nossa cultura. Acreditamos que, por ser democrático, ele tem o poder de conectar as pessoas. Por isso, estamos muito felizes em poder levar essa exposição itinerante a outros lugares do Brasil”, diz Bruno Couto, head de Marketing da Motorola Mobility.

A exposição é formada por oito módulos. Seis deles reproduzem conteúdos da mostra principal do Museu do Futebol e dois foram elaborados exclusivamente para o projeto, inclusive com detalhes específicos sobre as cidades que recebem a visita especial do museu. A Sala Números e Curiosidades, por exemplo, composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, recebe no Rio uma vitrine especial com camisas históricas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além da camisa da Seleção Brasileira. Ídolos dos clubes, bem como frases de personalidades da literatura e música, estarão representados na exposição a partir das suas relações com o futebol.

A instalação chamada Versus, criada especialmente para o projeto itinerante pelo artista multimídia Tadeu Jungle, permite ao visitante acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.

Visite

RelatedPost

Compartilhe!