HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol faz programação especial para o Dia da Consciência Negra

Museu do Futebol faz programação especial para o Dia da Consciência Negra

Jogos, brincadeiras e visitas temáticas serão voltadas à questão racional no Brasil. Também tem debate sobre a inclusão racial no mercado de trabalho

Como esporte mais popular do País, o futebol reflete as questões raciais como poucos elementos da cultura brasileira. Do surgimento como esporte das elites brancas à aceitação de jogadores negros nos clubes; a representação do esporte e da mestiçagem na arte e na literatura brasileiras; os casos de racismo que ainda hoje assolam os estádios ao redor do mundo – toda esta história está contada no Museu do Futebol, um passeio imperdível para curtir o Dia da Consciência Negra (20/11) com informação e diversão.

Localizado sob as arquibancadas do histórico estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Para o dia 20/11, uma programação intensa, voltada para toda a família, vai explorar o acervo do Museu com brincadeiras, jogos e conteúdo educativo voltado à questão racial no Brasil. Às 11h, em parceria com o festival Mesa Afro Brasil, haverá um debate no auditório sobre a inclusão racial no mercado de trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online: https://bit.ly/2Q7IWtz.

A programação é parte da Virada da Consciência, promovida pela Faculdade Zumbi dos Palmares. Confira:

20/11 Quarta-feira

OFICINA BONECAS ABAYOMI – Entre 10h e 11h30

As Bonecas Abayomi eram feitas como amuletos a partir de retalhos das roupas de mulheres escravas para acalentar seus filhos durante o trajeto de navio entre a África e o Brasil. A palavra Abayomi quer dizer feliz encontro. Nesta oficina, os participantes aprenderão como produzir uma.

Sala Números e Curiosidades

VISITA EDUCATIVA AO MUSEU – 10h30 e 14h

Visita temática com educadores do Museu do Futebol em que o público será estimulado a discutir e refletir sobre as personalidades negras presentes no acervo e sobre preconceito dentro e fora dos gramados.

Vagas limitadas a 20 pessoas em cada grupo.

Ponto de encontro: Sala Grande Área

BATE-PAPO “Caminhos para a diversidade e inclusão racial no mercado de trabalho” – 11h

Em parceria com o festival Mesa Afro Brasil, Museu do Futebol promove um bate-papo sobre diversidade e inclusão racial no mundo do trabalho, com a participação de profissionais atuantes e engajados no assunto, como Lina Nakata, do projeto GreatPlacetoWork, e representantes do Coletivo Coach e do Sebrae. Seus representantes vão apresentar informações, dados e pesquisas das suas respectivas áreas de atuação para elucidar questões sócio-raciais e dialogar com o público presente. A mediação será feita por Cynara Batista, curadora do Mesa Afro Brasil.

O evento ainda conta com a participação especial do Coral da Faculdade Zumbi dos Palmares fazendo a abertura e encerramento com a trilha sonora do Troféu Raça Negra.

SOBRE LINA NAKATA – Cientista de dados do GreatPlacetoWork Brasil é bacharel, mestre e doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduíche na Northern Illinois University, nos Estados Unidos. É cientista de dados do GPTW e professora nos cursos de graduação em Administração e Economia do Ibmec São Paulo e nos de pós-graduação da FIA Business School. Em 2019, foi eleita co-presidente da Professional Women Network (PWN).

SOBRE O MESA AFRO BRASIL – é o festival gastronômico oficial da Virada da Consciência Negra e o primeiro festival do gênero, concebido com o objetivo de celebrar a diversidade étnico racial brasileira. Participarão desta edição mais de 40 restaurantes na cidade de São Paulo com cardápios exclusivos e que terão parte da renda revertida em bolsas de estudo para a Faculdade Zumbi dos Palmares.

Evento gratuito. Inscrições: https://bit.ly/2Q7IWtz
Auditório Armando Nogueira (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)

QUAL É A HISTÓRIA? – Entre 14h e 15h30

Esta atividade educativa utiliza cartas com pequenos trechos de contos africanos. As cartas serão embaralhadas e os visitantes usarão a imaginação para criar histórias usando a nova sequência dos contos.

Sala Origens

MEMORIBALL – Entre 14h e 15h30

O clássico jogo da memória foi adaptado com personalidades negras presentes na exposição do Museu do Futebol. As pessoas escolhidas para este jogo foram significativas no cenário esportivo, cultural e social, tanto no Brasil quanto no exterior.

Sala Copas do Mundo

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 20 | Meia entrada: R$ 10 | Entrada gratuita para crianças até 6 anos

Combo família (a partir de 4 pessoas) R$ 15 | Meia entrada R$ 7,50

Grupos (acima de 10 pessoas) R$ 15 | Meia entrada R$ 7,50

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento com Zona Azul (R$ 5 válido por 3h). Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br