HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu do Futebol exibe documentário sobre time de futebol gay do Rio de Janeiro

Museu do Futebol exibe documentário sobre time de futebol gay do Rio de Janeiro

Sessão de “Soccer Boys”, de Carlos Guilherme Vogel, acontece neste sábado,  às 21h30. Bate-papo sobre a produção também faz parte da programação

A sessão deste sábado do programa Cinema na Rede apresenta o documentário “Soccer Boys”, do diretor Carlos Guilherme Vogel. A obra apresenta a história de dois jogadores do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro. O filme será exibido neste sábado (10/10), às 21h30, nas redes sociais do museu, como parte da parceria entre a instituição e  o CINEfoot. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O filme acompanha o dia a dia dos jogadores, André e Douglas, que discutem as mudanças em suas vidas a partir do momento em que ingressaram no time. Eles refletem sobre o impacto em suas relações pessoais e  nas formas de  discriminação sexual no Brasil.

Antes da sessão, acontece um bate-papo sobre o futebol LGBTQIA+. Participam: Bárvarah Pah, musa do Beescats Soccer Boys; Renan Evaldt, diretor da Ligay, e Bruno Alves da Silva, jogador e vice-presidente do Transviver FC. A mediação será de Bernardo Gonzales, transmasculino e jogador de futsal.

A exibição de “Soccer Boys” está também inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. As sessões têm apoio do Acervo da Bola.

Veja onde acompanhar

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

#CulturaEmCasa

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.