HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol debate novas perspectivas para o Pacaembu durante Jornada do Patrimônio

Às vésperas de completar 80 anos, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, no Pacaembu, está passando por uma importante transição com a perspectiva de sua concessão à iniciativa privada. Símbolo do bairro, da história esportiva e da arquitetura da cidade da capital paulista, o espaço será tema da roda de conversa Pacaembu: estádio símbolo de São Paulo, promovida pelo Museu do Futebol no dia 17/8, sábado, a partir das 10h30, como parte da Jornada do Patrimônio.

O Museu é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e está instalado sob as arquibancadas do Pacaembu, tendo uma relação simbiótica com o estádio. Participam do debate o presidente da Associação Viva Pacaembu de São Paulo, Rodrigo Mauro; o historiador e pesquisador da história do Estádio Plinio Labriola; e  Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol. O debate acontece no auditório do Museu, com acesso gratuito.

Também como parte da Jornada do Patrimônio, o Museu promove visitas educativas em seu acervo, incluindo uma caminhada por alguns pontos do estádio. A atividade acontece no sábado (17/8) às 10h30 e às 11h; e no domingo (18/7) às 10h30, 11h e 11h30. São 20 vagas por visita, disponíveis aos visitantes do Museu do Futebol (veja serviço abaixo).

A Jornada do Patrimônio 2019 é realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de estimular a população a conhecer o patrimônio histórico e cultural da cidade. Confira a programação em jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

RODA DE CONVERSA PACAEMBU: ESTÁDIO SÍMBOLO DE SÃO PAULO

Sábado, 17 de agosto de 2019

Das 10h30 às 12h

Entrada gratuita. Não é necessária inscrição prévia.

Auditório Armando Nogueira (capacidade: 174 lugares + 4 cadeirantes)

VISITA EDUCATIVA AO ESTÁDIO DO PACAEMBU + MUSEU

Sábado, 17 de agosto de 2019 – 10h30 e 11h.

Domingo, 18 de agosto de 2019 – 10h30, 11h e 11h30.

Ponto de encontro: Sala Grande Área.

Vagas limitadas a 20 pessoas por horário.

O percurso pode ser limitado ao museu em caso de clima desfavorável ou evento no estádio.

Programação sujeita a alterações. Consulte o site museudofutebol.org.br

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras

* Até 20/10, Clientes Itaú, incluindo um acompanhante, pagam meia-entrada. Basta apresentar o cartão na bilheteria. O desconto não é cumulativo com outros descontos ou benefícios e é sujeito a disponibilidade.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento com Zona Azul (R$ 5 válido por 3h). Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br

* Hotsite da exposição temporária CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol: contraataque.museudofutebol.org.br