HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol atenderá idosos para conversar por telefone e vídeo-chamada

Museu do Futebol atenderá idosos para conversar por telefone e vídeo-chamada

Projeto Revivendo Memórias #EmCasa busca auxiliar maior grupo de risco do coronavírus a passar o tempo e combater a solidão durante o isolamento social

A partir dessa semana, o time do educativo do Museu do Futebol será escalado para uma missão diferente: o grupo ficará disponível para conversar com idosos por telefone ou vídeochamada, ajudando-os a combater a solidão e o tédio impostos pela pandemia de coronavírus. A letalidade da doença é maior entre quem tem mais de 60 anos, o que torna ainda mais restrito o isolamento social deste grupo. A iniciativa faz parte da campanha #culturaemcasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu.
As conversas do projeto Revivendo Memórias #EmCasa acontecerão de terça a sexta em dois horários: das 10h às 11h e das 15 às 16h. Às terças e quintas serão feitos atendimentos individuais; às quartas e sextas, serão atendidas casas de repouso e entidades sociais que atendam outros grupos fragilizados, como pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade. Os educadores buscarão trabalhar a memória afetiva dos participantes a partir do futebol e de outros assuntos como músicas, novelas e filmes.
A ideia surgiu a partir da experiência que o Museu já tem, em parceria com o Hospital das Clínicas, de atendimento a pessoas com a doença de Alzheimer. Com o surgimento do coronavírus e a necessidade de isolamento social, a instituição resolveu abrir a iniciativa para um público mais amplo, trocando as visitas presenciais pelas conversas à distância – até porque, o Museu também está temporariamente fechado como parte dos esforços de conter a propagação da doença. Por isso, os educadores também farão a atividade a partir de suas próprias casas.
COMO AGENDAR? Os agendamentos devem feitos preferencialmente pelo email agendamento@museudofutebol.org.br. O solicitante – que pode ser o próprio idoso ou seu cuidador – deve indicar o dia e horário de preferência e qual o meio de comunicação que deseja (telefone, Skype, Hangout ou outra ferramenta). No caso de entidades, devem ser informados também o perfil do público atendido e quantas pessoas participarão da atividade. O Museu entrará em contato para fazer as confirmações. Se não for possível enviar email, os agendamentos também poderão ser feitos pelo telefone (11) 99113-0226, de segunda a sexta, das 9h às 12h.
#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 14 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture – https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: https://dados.museudofutebol.org.br/
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

Compartilhe!