HomeAssessoria ReleasesMuseu de Arte Sacra: descentralização das políticas culturais

Museu de Arte Sacra: descentralização das políticas culturais

O Museu de Arte Sacra de São Paulo estabeleceu parceria com o Estúdio Sarasá, reconhecido por seus projetos e intervenções na área de conservação, restauração e zeladoria de edificações históricas, tombadas ou não, do patrimônio imaterial, dos saberes e fazeres tradicionais. A parceria tem como objetivo não apenas divulgar as boas práticas de preservação, mas,  também, atuar junto a outras instituições, viabilizando a perpetuação do Patrimônio Cultural.

O governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do estado, considera missão da pasta zelar para que os bens históricos e culturais, testemunhos da vida e da história em nosso estado, sejam preservados para as gerações futuras, assim como colaborar com instituições de outros estados, compartilhando os conhecimentos do Museu. Desta forma, daremos continuidade a um dos objetivos principais da pasta: descentralizar as políticas culturais no estado, em consonância com a gestão do governador Marcio França.

Museu de Arte Sacra de São Paulo (Foto: Divulgação)

Destacam-se algumas ações em andamento:

Itanhaém-SP – Termo de Parceria com a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém 

Desenvolvimento de projeto cultural perante leis de incentivo, que tem como objeto ações emergenciais na cobertura e fachada do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, para a estabilização e reabertura. Além disso, por intermédio do setor de conservação e restauro do Museu de Arte Sacra, serão conservadas imagens, dentre elas, uma de Nossa Senhora da Conceição, esculpida em barro, em 1520.

Santos-SP – Consolidação das Colunas do Coro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Será realizada pela equipe técnica do Estúdio Sarasá, que também patrocinará a obra, com a anuência e participação do IPHAN e da Arquidiocese de Santos, mediante o Acordo de Cooperação Técnica estabelecido entre o MAS e a Irmandade da Ordem Terceira do Carmo.

Olinda e Recife-PE – Intercâmbio entre o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Museu de Arte Sacra de Pernambuco em conjunto com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco-FUNDARPE

O MAS-SP receberá técnicos pernambucanos responsáveis pela conservação e restauro do Museu para uma estadia no mesmo setor, em São Paulo, com o objetivo de tomarem conhecimento de atuais técnicas de preservação e práticas do MAS-SP. Na ocasião, a conservadora sênior realizará, com os técnicos, a consolidação da policromia de uma imagem. Em contrapartida, o Museu de Arte Sacra de São Paulo promoverá um curso pelo qual alunos viajarão para Recife e Olinda para visitação de monumentos religiosos, inclusive igrejas que encontram-se atualmente fechadas à espera de ações futuras de conservação e restauro.

Cachoeira do Sul-RS – Ação de acompanhamento e colaboração para a efetivação da constituição e instalação do Museu de Arte Sacra de Cachoeira do Sul

O projeto está sendo capitaneado pela Comissão Pro Museu de Arte Sacra, de Cachoeira do Sul, que firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o MAS-SP.

RelatedPost

Compartilhe!