HomeAssessoria ReleasesMUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO RECEBE LANÇAMENTO DE OBRA SOBRE OS 40 ANOS DO MUSEU DE ARTE SACRA DE PERNAMBUCO

“MASPE – 40 Anos” reúne mais de 200 peças do acervo do museu, destacando sua atuação como um monumento à fé, à cultura e à história do povo pernambucano

O Museu de Arte Sacra de São PauloMAS-SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, promove o lançamento da publicação “MASPE – 40 Anos”, idealizado por Pe. Rinaldo Pereira, em parceria com os historiadores Iron Mendes de Araújo Jr. e Anazuleide Ferreira. Composto por 229 páginas, a obra reúne mais de 200 peças do acervo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco – MASPE, destacando sua atuação como um monumento à fé, à cultura e à história do povo pernambucano.

MASPE – 40 Anos” levou um ano e meio de trabalho para a seleção de obras, as quais tiveram como critério de escolha a importância histórica, a idade e a relevância artística. Graficamente, a publicação foi ordenada de forma didática, em divisões que permitem ao leitor/visitante do museu compreender aspectos da produção sacra (culto ao sagrado) e religiosa (devoção ao sagrado), e sua influência na evolução histórica e cultural de Pernambuco.

As subdivisões desta publicação contemplam imagens, telas, utensílios e vestimentas, relíquias e vestígios de edificações, e apresenta preciosidades, como o Santo Antônio dos Arcos, imagem do antigo Arco de Santo Antônio do Recife (entrada da atual Rua 1º de Março), demolido em 1917; o conjunto de imagens que revelam o culto aos santos negros no Brasil e em outros países; o tabernáculo furtado da Igreja da Madre de Deus em 1976 e recuperado 40 anos depois; imagens decapitadas encontradas em escavações e cuja danificação é atribuída aos holandeses, entre outras.

Inaugurado em 1977, nas instalações do antigo Palácio Episcopal, o MASPE comemora 41 anos de sua criação. Em cada ambiente e em cada objeto, o visitante é colocado em contato com a grandeza humana e sua finitude a partir do sentido religioso da existência. “Uma peça carrega muito mais do que o seu valor. Por trás dela encontramos uma escola artística, um contexto social, além da religiosidade do povo”, conclui Pe. Rinaldo Pereira.

Evento: Lançamento da publicação “MASPE – 40 Anos

Data: 15 de setembro de 2018, sábado, às 11h

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Título: “MASPE – 40 Anos

Autores: Pe. Rinaldo Pereira, Iron Mendes de Araújo Jr. e Anazuleide Ferreira

Ano: 2018

Preço: R$80,00

Imprensa:

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Silvia Balady – silvia@balady.com.br / Zeca Florentino – zeca@balady.com.br

Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo. O antigo Palácio dos Bispos de Olinda, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife, sofreu várias adaptações ao longo dos séculos XVIII e XIX, servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do exército durante a 2ª Guerra Mundial. Em sua fachada, é possível ver o antigo brasão episcopal e uma placa da Unesco, de 14 de dezembro de 1982, que declara Olinda Monumento Cultural da Humanidade. Privilegiado por sua localização e amplitude, o antigo Palácio dos Bispos foi transformado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em espaço para exposição e estudo da arte sacra ou de inspiração religiosa. O acervo fixo do Maspe, que começou a ser construído a partir de mais uma centena de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, hoje reúne objetos de culto como santos populares e de procissão, relicários, custódias e pinturas religiosas. Um dos destaques deste acervo é a coleção de imagens antigas eruditas, policromadas e douradas, datadas do século XVI.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista. A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, última chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979. Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO – MAS/SP

Presidente do Conselho de Administração – José Oswaldo de Paula Santos