HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesMuseu de Arte Sacra de São Paulo inaugura mostra de fotografia sobre o Círio de Nazaré

Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura mostra de fotografia sobre o Círio de Nazaré

“Guarda o Círio de Nazaré”, projeto de Soraya Montanheiro, retrata os fiéis envolvidos na liturgia que aproxima a Imagem Original da Nossa Senhora de Nazaré, entronada na Basílica de Belém (PA), à Imagem Peregrina, que sai em visitas a outros municípios e estados

 O Museu de Arte Sacra de São PauloMAS-SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe “Guarda o Círio de Nazaré“, da fotógrafa brasileira Soraya Montanheiro, sob curadoria de Juan Esteves. A mostra apresenta 45 fotografias realizadas a partir de 2013, as quais retratam fiéis envolvidos na liturgia que aproxima a Imagem Original da Nossa Senhora de Nazaré – única de origem amazônica e venerada na basílica do Santuário, em Belém (PA) – à Imagem Peregrina, confeccionada no final dos anos 1960 pelo escultor italiano Giacomo Vincenzo Mussner. Na ocasião da abertura da exposição, também será lançado livro de título homônimo, contendo o trabalho completo desenvolvido pela fotógrafa.

A atração de Soraya Montanheiro pelo ritual do Círio de Nazaré vai além de sua fé católica e de uma curiosidade por novas histórias.  Desde sua primeira participação no evento, em Belém, ficou fascinada pela ação da Guarda do Círio, evidenciada na organização dos cortejos. “A Guarda da Nossa Senhora de Nazaré é composta por 2.000 homens voluntários, que acompanham a Imagem e trabalham por dias consecutivos durante os festejos do Círio de Nazaré, e pelas cidades em que a Imagem é levada. O objetivo do meu trabalho é o registro e pesquisa da atividade desses homens da Guarda de Nazaré“, comenta a fotógrafa. A partir de então, a autora seguiu a Imagem Peregrina por cidades como Rio de Janeiro e Niterói, pela região do Baixo Amazonas – como Terra Santa, Porto Trombetas, Juriti Velho, Óbidos, Santarém e Oriximiná. Por Viana, no Maranhão; Muaná, na Ilha de Marajó; e São José do Rio Preto, em São Paulo. Um caminho sustentado não apenas por sua crença mais pessoal, mas por uma complexa articulação profissional, resultando em uma intimidade com a temática, obtida sistematicamente nestes percursos que representam uma amplitude documental inédita.

O trabalho de Soraya Montanheiro é baseado na cobertura dos eventos anuais do Círio de Nazaré, em Belém, e nos deslocamentos da Imagem Peregrina – acontecimentos que evidenciam rituais e peculiaridades características. Ao abordarem uma grande diversidade de expressão religiosa, as imagens concretizam um trabalho de representação documental de uma fé elevada. Nas palavras do curador Juan Esteves: “Estas fotografias, que contornam a inefabilidade, nos trazem a certeza na percepção de que a manifestação perene dos devotos, expressa no culto a Nossa Senhora de Nazaré, nos conduz ao pensamento mais complexo e duradouro da fé cristã no Ocidente“.

Mais informações sobre o Círio de Nazaré e a Guarda do Círio

O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo. Reúne cerca de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. Em Portugal, é celebrado no dia 8 de setembro, na vila da Nazaré; e é celebrado, desde o final do século XVIII, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro. Outras regiões, devido a migração de paraenses, acabaram criando as procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé. O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa “vela grande”. Desde 2013, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Criada em 1974, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré é formada por homens que são voluntários católicos (as mulheres somente atuam na chamada Guarda de Apoio) com a missão de evangelizar, cuidar da Basílica e cuidar da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré e ajudar na organização das procissões. Além disso, a Guarda tem a tarefa de supervisionar a Praça Santuário durante a festividade Nazarena e em outras solenidades ocorridas durante o ano, zelando pela disciplina, segurança e respeito em relação à utilização do espaço, especialmente do Altar-Santuário, procurando sempre estar integrada com a sociedade ao realizar diferentes campanhas sociais com as comunidades.

SERVIÇO

Exposição: “Guarda o Círio de Nazaré

Artista: Soraya Montanheiro

Curadoria: Juan Esteves

Abertura: 28 de junho de 2018, quinta-feira, às 16h00

Período: 29 de junho a 29 de julho de 2018

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horário: Terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00 (bilheteria das 9h00 às 16h30)

Ingresso: R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia); grátis aos sábados

Número de obras: 45

Dimensões: 30 x 40 cm a 80 x 100 cm

Livro: Guarda o Círio de Nazaré

Autora: Soraya Montanheiro

Editora: Origem

Nº de Páginas: 175

Dimensões: 30,0 x 23,4 cm

Valor: R$90,00

RelatedPost

Compartilhe!