HomeAssessoria ReleasesMuseu de Arte Sacra de São Paulo exibe individual de Oskar Metsavaht

Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe individual de Oskar Metsavaht

“Divina Geometria” é resultado de uma pesquisa artística, arquitetônica e conceitual sobre o Cristo Redentor

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, exibe “Divina Geometria”, de Oskar Metsavaht, com curadoria de Marc Pottier. A partir de um mergulho na construção da estátua modernista em concreto armado, o artista apresenta uma leitura contemporânea de sua simbologia, trazendo a experiência da contemplação do sol como um arquétipo da espiritualidade e da racionalidade humana através da adoração do divino.

Espiritualidade, arte e arquitetura se cruzaram em uma divina sintonia, criando um dos mais belos e significativos símbolos da cultura universal”, diz o artista. Depois de participar, este ano, da coletiva “O Sagrado na Arte Moderna Brasileira”, no MAS-SP, com as obras Apocalypsis e Contemplatio, e da coletiva para a exposição inaugural do novo espaço de arte contemporânea Azulik Uh May, em Tulum (México), com Ernesto Neto e Paulo Nazareth, Oskar Metsavaht a convite de José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS-SP, apresenta a individual “Divina Geometria”. Com curadoria de Marc Pottier, a exposição é resultado de uma pesquisa artística, arquitetônica e conceitual sobre o Cristo Redentor, construído nos anos 20, e inaugurado em 1931.

Eu me permiti a abstração pura e simples e expressei imageticamente o que senti e imaginei”, diz Oskar Metsavaht que, além de pinturas, apresenta fotografias e videoinstalações. “Um dos primeiros monumentos de concreto armado do mundo, a estátua do Cristo Redentor, idealizada em 1922, mesmo ano da Semana de Arte Moderna, definiu parte de nossa arquitetura modernista nas décadas seguintes e a construção também foi pioneira em sua simbologia espiritual e religiosa. Há muitos elementos em sua criação que de alguma forma a colocam dentro de nosso manifesto modernista”, comenta o artista.

 

Exposição: Divina Geometria

Artista: Oskar Metsavaht
Curadoria: Marc Pottier
Abertura: 15 de junho de 2019, sábado, às 11h
Período: 15 de junho a 1º de setembro de 2019
Horários: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP – www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h | Presépio Napolitano: das 10 às 11h, e das 14h às 15h

Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação

Técnica: Pintura, fotografia e videoinstalação

Dimensões: Variadas

Compartilhe!