HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu da Língua Portuguesa oferece cursos on-line gratuitos com foco em profissionais de educação

Museu da Língua Portuguesa oferece cursos on-line gratuitos com foco em profissionais de educação

Com emissão de certificado de participação, eventos Ateliê Aberto, Museu na Sua Escola e Mesa de debate Educação e culturas indígenas acontecem nos dias 28, 29 e 31 de março

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, vai oferecer três atividades virtuais ao público em geral, principalmente professores, professoras e outros profissionais da educação, nos dias 28, 29 e 31 de março.   

Gratuitos e com transmissão on-line (pelo YouTube ou Zoom), sempre das 19h30 às 21h, os eventos são o Ateliê Aberto: experiências de criação entre a Literatura, a Escrita e a Educação, no dia 28 (terça-feira); o Museu na Sua Escola: processos participativos de criação e uso de acervos, no dia 29 (quarta-feira); e a Mesa de debate Educação e culturas indígenas, no dia 31 (sexta-feira). 

Essas ações pretendem jogar luz na colaboração da literatura e da educação na criação de novas relações com as palavras e no uso do conteúdo do próprio Museu em sala de aula e ainda mostrar como as línguas e culturas indígenas podem ser inseridas no ensino formal. 

Para participar do Ateliê Aberto e do Museu na Sua Escola, é necessária inscrição prévia. Para a Mesa de debate Educação e culturas indígenas, não é preciso se inscrever. 

Abaixo, mais detalhes da programação:    

Ateliê Aberto: experiências de criação entre a Literatura, a Escrita e a Educação 
Voltado para professores e professoras, este curso, em três aulas, nos dias 28 de março e 4 e 11 de abril (às terças-feiras), pretende mostrar como a literatura e a educação podem se fundir para a criação de novas relações com as palavras. A ideia desta atividade partiu da experiência dos Ateliês Abertos, desenvolvidos no projeto Estação Férias do Museu da Língua Portuguesa, que se configuram como lugares de criação coletiva, unindo a prática da escrita, artes visuais e poesia. 

Dias 28 de março e 4 e 11 de abril (às terças-feiras), das 19h30 às 21h
Inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/evento-online/atelie-aberto-experiencias-de-criacao-entre-a-literatura-a-escrita-e-a-educacao/1911328
O curso será fechado (vagas limitadas) – o link será compartilhado com os inscritos
Pelo Zoom (com intérprete de libras)
Grátis 

Museu na Sua Escola: processos participativos de criação e uso de acervos 
Nesta conversa, marcada para o dia 29 de março (quarta-feira), o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa apresenta o projeto Na Sua Escola e convida as professoras Carolina Lobrigato e Josiane Gonçalves para uma partilha sobre a experiência de criação e emprego de materiais educacionais baseados no acervo da exposição principal do Museu e os desdobramentos desta atividade na sala de aula, do ensino infantil aos anos finais do ensino fundamental.  

Dia 29 de março (quarta-feira), das 19h30 às 21h
Inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/evento-online/museu-na-sua-escola-processos-participativos-de-criacao-e-uso-de-acervos/1882660
O evento será fechado (vagas limitadas) – o link será compartilhado com os inscritos
Pelo Zoom (com intérprete de libras)  
Grátis 

Mesa de debate “Educação e culturas indígenas” 

Tendo como gancho a atual mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa, a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre as línguas indígenas, este debate, a ser realizado no dia 31 de março (sexta-feira), apresentará como as culturas dos povos originários podem ser inseridas no ensino formal e também aspectos da educação indígena. A professora e artesã Cristine Takuá, o professor e ativista indígena André Baniwa e a professora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) Giovana de Cássia Ramos Fanelli vão participar da conversa. 

Dia 31 de março (sexta-feira), das 19h30 às 21h
Sem necessidade de inscrição 
Pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa (com intérprete de libras) – www.youtube.com/museudalinguaportuguesa
Grátis  

Compartilhe!