HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu da Língua Portuguesa lança programa educativo com atividades na Estação da Luz

Museu da Língua Portuguesa lança programa educativo com atividades na Estação da Luz

Programa “Escola, Museu e Território” vai promover atividades sobre linguagens, história e cultura, em iniciativa que mobilizará 23 instituições de ensino e 25 de cultura vizinhas ao Museu.

Lançamento será nos dias 30 e 31, com instalações, teatro, contação de histórias, ‘disco-aula’ e visitação encenada à obra de reconstrução.

Estudantes vão explorar marcos da região a pé, com o projeto Ônibus Andante

O Museu da Língua Portuguesa lança, no próximo dia 30, o Programa Educativo – Escola, Museu e Território, com o objetivo de rearticular o diálogo com jovens, educadores e vizinhos, antes mesmo da sua inauguração. As atividades do Museu, que está na última fase de reconstrução, terão início nesta sexta-feira (30) e sábado (31) e vão ocupar o saguão da Estação da Luz, com programação gratuita voltada para estudantes e aberta às famílias, aos frequentadores da Estação e ao público em geral.

 

As atividades, incluindo um curso de formação para professores de escolas públicas da região sobre Território Educativo e Cultural, se estenderão pelos próximos três meses e os resultados ajudarão a compor o programa educativo do Museu após sua reabertura, em 2020. As ações estão sendo articuladas com uma rede de 23 instituições de educação, 25 de cultura, além de parcerias com instituições públicas de São Paulo.

 

O Programa Educativo – Escola, Museu e Território é uma iniciativa do Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e tem como patrocinadores a EDP e o Grupo Globo, com apoio da CPTM, do Itaú Social e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.

 

Programação para estudantes de 4 a 14 anos

A cada 15 dias, às sextas-feiras (durante o dia inteiro), e no último sábado de cada mês (pela manhã), crianças e jovens poderão participar de atividades que estimulam diferentes linguagens; valorizam o idioma como forma de expressão e promovem reflexão sobre identidade a partir das relações sociais e culturais do bairro. Entre as atividades desta sexta-feira estão teatro de palhaços, contação de histórias e uma ‘disco-aula’ com a história do hip hop, em uma programação segmentada por faixa etária, com a Mostra Imaginação (para estudantes entre 4 e 7 anos); Mostra Eu, o Outro e Nós (8 a 10 anos); e Mostra Comunicação (11 a 14 anos).

 

A programação inclui ainda Clube de Leitura, com encontros comandados pelo escritor Marcelo Maluf que vão debater contos de autores brasileiros; e o Clube de Cinema, parceria com o Canal Futura que trará exibição de filmes seguida de debates. As atividades, também abertas ao público, são voltadas para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

No sábado, a atração é a Obra Aberta, visita à obra de restauro do edifício do Museu com encenação de contadores de história, que vão revelar o processo aos olhos do público.

 

Ônibus Andante e instalações interativas

Duas instalações interativas vão ocupar o saguão da Estação da Luz, como parte do Laboratório da Língua, estimulando o público a investigar novas abordagens sobre texto, palavra e língua portuguesa. Os estudantes chegarão à Estação por meio do projeto Ônibus Andante. A atividade é um trajeto a pé, aos moldes de uma linha de ônibus, explorando a região da escola, com o objetivo de despertar o olhar e o interesse das crianças e jovens. No trajeto das três “linhas” do Ônibus Andante, os estudantes descobrem marcos urbanos, praças, prédios históricos e espaços públicos como o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Ifigênia, além das instituições culturais e escolares. O coletivo Ocuperacidade sinalizou os trajetos com uma intervenção artística que demarca o percurso e cria provocações poéticas a partir de pontos mapeados da região.

 

Museu em reconstrução

A reinauguração do Museu da Língua Portuguesa está prevista para o primeiro semestre de 2020. Atualmente, está sendo realizada a reconstrução dos espaços internos. Foram concluídas as primeiras duas etapas da obra de recuperação do edifício: restauração das fachadas e esquadrias e reconstrução da cobertura do edifício. Durante a reconstrução, a língua portuguesa continua sendo celebrada como patrimônio imaterial e tema do Museu, por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas em 2017, 2018 e 2019 no Dia Internacional da Língua Portuguesa, na Estação da Luz; na Flip; nas bienais do livro do RJ e SP; e na Festa Literária das Periferias (Flup).

 

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do museu.

 

SERVIÇO

Programa educativo “Escola, Museu e Território”

Local: Saguão principal da Estação da Luz

DIA 30

MOSTRA IMAGINAÇÃO

(Educação infantil e primeiros anos do Fundamental I – 4 a 7 anos)

9h

Aula para imaginar mundos inadequados

Com Cia. Lona de Retalhos (Thais Póvoa e Carina Prestupa)

O nariz de palhaço é a menor máscara do teatro. Seu uso revela uma personagem que faz rir porque responde de forma inadequada a lógica e estrutura da vida real.

MOSTRA EU, O OUTRO E NÓS

(Fundamental I – 7 a 10 anos)

10h

Amal

Com Livia Camargo e Oula A-Saghi

Como seria para uma criança ter que cruzar sozinha mares e fronteiras? Para centenas de milhares de menores refugiados desacompanhados, é uma dura realidade. Adaptação do livro homônimo.

MOSTRA COMUNICAÇÃO

(Últimos anos do Fundamental e Ensino médio)

14h

Disco Aula (com Eugênio Lima). Eugênio Lima, um dos fundadores do coletivo paulista Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, apresenta uma viagem musical através do hip hop, uma discotecagem comentada e crítica.

 

Laboratório da Língua: Instalações Museus Imaginários e Janelas Cruzadas

Exibição: das 10h às 16h.

Ativações da instalação Museus Imaginários: das 11h às 12h30 e das 14h às 15h.

A instalação Museus Imaginários refere-se a um museu imaginário de história natural da Amazônia, criado pelos artistas Luisa Puterman e Bruno Garibaldi, do Projeto Sonora. Janelas Cruzadas, assinada pelo Grupo Cinza, consiste em letreiros luminosos que formam uma escultura efêmera, com textos que desenvolvem diversas possibilidades narrativas.

 

CLUBE DE LEITURA

(Ensino Médio e EJA – Atividade precisa de inscrição)

10h

Orientação: Marcelo Maluf

O escritor Marcelo Maluf orienta encontros mensais que terão como foco contos de autores brasileiros contemporâneos. A leitura dramática dos textos será feita pela ColetivA Ocupação, que reúne estudantes, artistas e performers.

 

CLUBE DE CINEMA

(Ensino Médio e EJA – senhas distribuídas 30 minutos antes da sessão com prioridade para alunos das escolas do bairro)

19h30

Orientação: Martha Kiss Perrone

Realizado em parceria com o Canal Futura. As sessões investigam a pluralidade da língua portuguesa, a partir do cinema documental, e são seguidas de debates mediados pela atriz e diretora Martha Kiss Perrone. Curtas-metragem de jovens cineastas abrem as sessões. No dia 30, será exibido o documentário “Levante!”, que mostra como as novas tecnologias são ferramentas de transformação da realidade social.

 

31 DE AGOSTO

OBRA ABERTA

11h

Senhas distribuídas 1 hora antes para o público em geral. Metade das senhas é reservada às comunidades escolares da vizinhança

Com Andi Rubinstein e Tomaz Huzsar. Roteiro de João Turchi

Visitas encenadas à obra de restauro do Museu da Língua Portuguesa revelando o processo aos olhos do público e explorando os significados de uma obra de um Museu dedicado a língua falada por 260 milhões de pessoas.

 

Compartilhe!