HomeCultura + Cultura + NotíciasMuseu da Língua Portuguesa apresenta Encontro de Poesia na FLUP

Museu da Língua Portuguesa apresenta Encontro de Poesia na FLUP

Evento de ‘slam’ será realizado na abertura do Rio Poetry Slam, no próximo dia 10, na FLUP

A língua falada, cantada e recriada nas ruas vai ser celebrada no Rio Poetry Slam, campeonato de poesia que acontece durante a  Flup – Festa Literária das Periferias, de 10 a 15 de novembro, no Vidigal (Rio de Janeiro).

O Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução, apoia a iniciativa e é co-realizador do encontro de poetas do Brasil, Angola e Portugal. O encontro, que recebeu o nome de “Sarall”, acontece no dia 10, na abertura do Rio Poetry Slam, no galpão da ONG Horizonte. Primeiro encontro de saraus e slams de língua portuguesa, o evento vai reunir 15 poetas, artistas e escritores, como Alessandro Buzo, do Sarau Suburbano de São Paulo, a poeta e escritora angolana Bel Neto e o músico português José Anjos. A apresentação do Sarall será feita pelo ator Marcelo Mello, também poeta, cineasta e ativo participante da cena artística do Vidigal.

O Rio Poetry Slam é o maior evento de poesia falada da América Latina. “Teremos uma diversidade de vozes, com mulheres negras e periféricas; trans; homens”, adianta a curadora do Rio Poetry Slam, Roberta Estrela d’Alva, diretora do premiado filme “Slam: Uma voz de levante”. “É um encontro da diversidade poética, popularizando a poesia que foi tida como acadêmica, e dando voz à comunidade.”

Com curadoria de Júlio Ludemir, em cinco edições a FLUP – Festa Literária das Periferias consolidou-se na agenda da cidade do Rio de Janeiro como um festival que reúne artistas e escritores do mundo inteiro para debater, experimentar, produzir e ampliar o poder da leitura. Em 2017, o evento ocupa o Morro do Vidigal com convidados como Renato Aragão, Cacá Diegues, Paulo Lins e Djamila Ribeiro.

Nesta edição, a FLUP homenageia o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, autor de teatro, televisão, cinema, jornalismo e crítica cultural. Veja a programação completa em https://flup.net.br/

“O Sarall na prática contará a história do spoken word (poesia falada) no Brasil, com uma curadoria que contempla nomes que vão de veteranos a jovens”, define Júlio Ludemir.

RelatedPost

Compartilhe!