HomeCultura + NotíciasMuseu da Imigração promove visita virtual sobre processo criativo da exposição ‘1300º Das cinzas, uma árvore’

Museu da Imigração promove visita virtual sobre processo criativo da exposição ‘1300º Das cinzas, uma árvore’

Cronograma também terá live do Programa de Residência Artística e mediações de leitura

Abarcando diferentes assuntos e públicos, a agenda do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa  do Estado de São Paulo – contará, em agosto, com ações on-line e presenciais. Visita virtual em exposição, live sobre o Programa de Residência Artística e mediações de leitura irão compor a programação do período.

Na segunda-feira (9), uma visita virtual terá como foco o processo criativo da exposição temporária “1300º Das cinzas, uma árvore” e a concepção das garrafas de cerâmica, desenvolvidas com exclusividade para a mostra. No Instagram, a live contará com a presença da artista e ceramista Hideko Honma e dos curadores do projeto, Flavia Sakai e Jo Takahashi, às 15h. O vídeo permanecerá disponível no IGTV, para pesquisas posteriores do projeto.

Com a finalidade de apresentar o Programa de Residência Artística 2021 e introduzir questões levantadas na iniciativa, o antropólogo e pesquisador do Museu, Thiago Haruo, comandará uma live na terça-feira (10), às 17h, também no Instagram. O bate-papo terá como convidado o artista Paulo Chavonga, selecionado para essa edição, que trabalhará o tema “As migrações e os tijolos do racismo estrutural no Brasil”.

E, a partir deste mês, o espaço trará o novo projeto “Mediações de Leitura”, que inicia no dia 14, com a temática “Semear Leitores”, com Gabrielli Chagas. Ação presencial acontece aos sábados e domingos, com sessões às 11h e 15h, com leitura das obras de ‘Malala e seu lápis mágico’, de Malala Yousafzai; ‘O caracol e a baleia’, de Julia Donaldson; ‘A carta do Gildo’, de Silvana Rando; ‘Vazio’, de Anna Llenas; ‘Da minha janela’, de Otávio Junior, e ‘A cicatriz’, de Ilan Brenman. A relação de datas e horários da ação com cada material está disponível no site.

Serviço

Visita Virtual | Exposição temporária “1300º Das cinzas, uma árvore”

Data: 9/8

Horário: 15h

Plataforma: Instagram

Live “Conversa com o artista Paulo Chavonga”

Data: 10/8

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Mediações de leitura

Datas: 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de agosto

Horário: 11h e 15h

Local: Museu da Imigração

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe!