HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu da Imigração inaugura instalação criada por artistas do Brasil, da República Democrática do Congo e da Venezuela

Museu da Imigração inaugura instalação criada por artistas do Brasil, da República Democrática do Congo e da Venezuela

Público poderá conferir projeto “Eu vim de lá” a partir de 28 de maio

O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – inaugura no dia 28 de maio (sábado), a partir das 11h, a instalação Eu vim de lá, realizada por artistas do Brasil, da República Democrática do Congo e da Venezuela. O projeto ocupará o Espaço Contemporâneo, no primeiro andar.

Por meio de recortes e justaposições, a mostra revelará olhares originais sobre os fluxos migratórios em terras brasileiras e refletirá acerca das diferentes políticas de acolhimento, nem sempre debatidas.

Para o desenvolvimento do trabalho, cada artista colocou em prática a sua própria bagagem. De origem venezuelana, Anaís Escalona utiliza colagens e bordados para estabelecer uma relação entre memória e identidade. Já o congolês Shambuyi Wetu emprega suportes variados para discutir a diáspora africana. Por sua vez, o brasileiro Zé Vicente combina recortes e colagens no ambiente urbano, abrindo novas brechas para a construção de imagens.

Partindo de pesquisas nos acervos iconográficos do Museu e em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, os artistas buscaram novos arranjos e configurações para as fotografias de migrantes e pessoas em situação de refúgio.

O público poderá conferir bandeiras em tecido, criadas pelos artistas e costuradas pelas Emprendedoras Sin Fronteras, uma cooperativa formada por costureiras latinas. Mais informações estão disponíveis no site da instituição.

Serviço

Inauguração instalação Eu vim de lá

Data: 28 de maio

Horário: 11h

Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Compartilhe!