Museu da Imigração inaugura exposição fotográfica sobre crianças refugiadas
Registradas pela fotógrafa Karine Garcêz, as imagens estarão expostas a partir do dia 12 de outubro
No Dia das Crianças, 12 de outubro, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – irá inaugurar a exposição temporária “Infância Refugiada”, composta por registros da fotógrafa Karine Garcêz, que retrata a realidade de crianças e adolescentes palestinos refugiados em países do Oriente Médio. A abertura será às 11h, no espaço “Hospedaria em Movimento”, com entrada gratuita. A mostra ficará em cartaz até o dia 16 de dezembro.
A temporária faz parte da programação do MI para essa data comemorativa, que visa proporcionar uma reflexão e discussão sobre o estado de refúgio de crianças e suas famílias em todo o mundo, e compreende a força da imagem enquanto fonte de estímulo e memória histórica neste assunto delicado, bem como na relevância de propagá-lo. “Fotografar é escrever com a luz. Que esse olhar sobre as crianças, expressões de amor, lance luz sobre a questão dos refugiados e a leve aonde merece ser discutida: no peito de cada um de nós”, reflete Karen.
Durante a visita, o público encontrará 28 imagens realizadas pela profissional, entre 2014 e 2015, em Beirute (Líbano), Gaziantep (Turquia) e Yarmouk (Síria). Quatro dessas fotografias foram adaptadas para que as pessoas com deficiência visual possam tateá-las, tornando a experiência ainda mais completa.
“O refúgio é uma crise humanitária em crescimento e a sociedade precisa entender os motivos desses deslocamentos e se solidarizar com a situação. Inaugurar a exposição ‘Infância Refugiada’, no Dia das Crianças, é uma oportunidade de apresentar a temática aos visitantes e aproximá-los das condições vividas por esses jovens”, comenta a diretora executiva da instituição, Alessandra Almeida.
Como forma de contribuir para a diversão das crianças atendidas pelo Centro Social Nossa Senhora – Casa de Acolhida, o MI promoverá uma campanha de arrecadação de brinquedos em boas condições, que poderão ser doados durante o período em que a exposição ficará em cartaz.
O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.
Serviço
Inauguração da Exposição Temporária “Infância Refugiada”
Data: 12 de outubro (sexta-feira)
Hora: 11h00
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Informações Imprensa
Museu da Imigração
Assessoria de Comunicação
Joanna Flora | j.flora@museudaimigracao.org.br | (11) 2692-1866
Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br
Caroline Nóbrega | comunicacao@museudaimigracao.org.br
Secretaria da Cultura do Estado
Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com