HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu da Imigração aborda temas como genealogia, literatura e autobiografia na agenda de abril

Museu da Imigração aborda temas como genealogia, literatura e autobiografia na agenda de abril

Oficinas, lives e rodas de conversa, no formato virtual e presencial, discutem temas como migração contemporânea e os 85 anos do bombardeio a Guernica

O Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizará uma série de atividades temáticas, envolvendo genealogia, literatura e autobiografia, entre outros assuntos, durante o mês de abril. A III Semana da Genealogia abre a programação, com uma abordagem sobre epidemias e imigração no Brasil, ciclos migratórios de alemães, antroponímia brasileira, testes de DNA e divisões territoriais de Itália, Espanha e Portugal. Também estão na previstas as rodas de conversa “Literatura e migração contemporânea”, que, a partir de obras da literatura brasileira, discutirão aspectos como o cotidiano das cidades e diversas questões sociais.

Em referência aos 85 anos do bombardeio da cidade basca de Guernica e da criação da obra de Pablo Picasso inspirada no ataque, o museu apresentará os painéis expositivos “Sementes da paz: Gernika 85 anos”. A proposta é demonstrar, a partir de uma linha cronológica, a reação mundial diante do bombardeio nazifascista e de que maneira a guerra impulsionou a migração de bascos ao Brasil.

A live “Mátria: êxodos contemporâneos” marca o encerramento da instalação apresentada nos jardins do complexo da antiga Hospedaria. Durante o encontro virtual, as artistas Eva Castiel, Fanny Feigenson e Fulvia Molina trarão para o debate temas como o resgate da memória afetiva e a importância das mulheres nas migrações. A live será mediada pelo pesquisador Thiago Haruo e contará com as presenças do curador Márcio Seligmann-Silva, além de Martha Simões e Susana Udler, participantes do projeto artístico.

Finalizando a agenda de abril, haverá a Oficina de Autobiografia para Imigrantes, em parceria com o English to Trans-form e a ONG LGBT+Movimento. Por meio de 12 encontros, a programação abordará como estruturar a própria história de vida em texto, áudio ou vídeo.

 

 

Museu da Imigração – programação de abril:

 

III Semana da Genealogia

Datas: 11 a 15 de abril

Horário: 18h30

Plataforma: Zoom

Inscrições: https://bit.ly/IIISemanaGenealogia

 

Rodas de conversa “Literatura e migração contemporânea”

Datas: 16, 17, 23, 24 e 30 de abril

Horário: 15h

Local: Museu da Imigração

 

Painéis expositivos “Sementes da Paz: Gernika 85 anos”

Datas: 27 de abril a 3 de maio

Horário: das 9h às 18h

Local: Museu da Imigração

 

Live “Mátria: êxodos contemporâneos”

Data: 28 de abril

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

 

Oficina de Autobiografia para Imigrantes

Data (início): 30 de abril

Horário: 10h

Local: Museu da Imigração

Plataforma: Telegram

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

CEP: 03164-300

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamento

www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe!