HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira reabre com três novas exposições

Museu da Casa Brasileira reabre com três novas exposições

Em outubro, o MCB retoma as atividades presenciais com inauguração de novas mostras 

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, retoma suas atividades junto ao público a partir do dia 16 de outubro, com horário de funcionamento reduzido, de terça a domingo, das 11h00 às 15h00 até final de outubro e das 10h00 às 18h00 a partir de novembro. Na reabertura, o MCB opera com protocolos rígidos de higiene e segurança, e inaugura três exposições temporárias e uma nova proposta para o restaurante. 

O MCB apresenta, em suas três principais salas expositivas, a mostras ‘Casas do Brasil: conexões paulistanas’, um trabalho realizado pelo fotógrafo Marcos Freire ao longo de sete anos percorrendo o território paulistano. Com curadoria da arquiteta e designer Didiana Prata, a mostra apresenta um recorte das milhares de fotografias feitas em 94 dos 96 subdistritos de São Paulo, além de outros 3 municípios da metrópole. Conexões paulistanas é a sétima edição de Casas do Brasil, projeto que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país. A exposição foi contemplada e realizada por meio do ProAC edital 10-2019 – Exposições inéditas de artes visuais. 

Em cartaz também, ‘Campos de Altitude’, da fotógrafa carioca Kitty Paranaguá. A exposição foi realizada em parceria com a Janaina Torres Galeria. Inspirada pelo trabalho ‘Câmara Escura’, de Abelardo Morell, Kitty contrapõe a vista dos moradores de morros do Rio de Janeiro às suas vivências cotidianas. A artista registrou o exterior a partir dos pontos de observação de 13 casas e projetou esses registros externos sobre seus moradores e os interiores de suas casas. Kitty também entrevistou as pessoas que retratou, e este áudio compõe a exposição ao lado das imagens. 

Além das exposições fotográficas, o MCB e a Escola de Design da Universidade de Harvard apresentam a mostra ‘Urbanismo Ecológico 2020’, ocupando o hall do museu. A iniciativa evidencia métodos imaginativos e práticos para abordar as mudanças climáticas e a sustentabilidade no entorno urbano, entendendo a ecologia como um projeto ético e político que abarca o meio ambiente, não apenas como realidade física, mas também sob o aspecto das relações sociais e da subjetividade humana.

“Estamos felizes com a reabertura e a possibilidade de apresentar ao público três exposições inéditas. A nossa programação paralela volta com novas oficinas, lançamento de livros, mas será mantida também a agenda virtual implantada, que amplia a acessibilidade aos conteúdos da instituição e a diversidade de público atendido”, diz Miriam Lerner, diretora geral do MCB. 

Protocolos de Segurança

Com os protocolos de segurança antecipados à reabertura e treinamento de funcionários para áreas estratégicas, o Museu da Casa Brasileira criou um conjunto de ações para evitar os riscos de contaminação pelo vírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19. 

Dentre as diversas medidas implantadas, o uso de máscaras nas dependências do MCB será obrigatório, e haverá sinalização na entrada de cada sala expositiva com a capacidade máxima permitida, para um total de até 25 pessoas distribuídas nas áreas de exposição. Os percursos de visitação passam a ser orientados por funcionários treinados e sinalização de piso. Guarda-sóis foram instalados no jardim com o intuito de indicar a distância segura entre grupos de pessoas. Além dessas medidas, lixeiras específicas para descarte de máscaras e lenços também estão dispostas pelo local. A relação integral dos protocolos e medidas de higiene e segurança adotados pode ser acessada em nosso site. 

Capim Santo

O antigo ‘Santinho’ se tornou o novo ‘Capim Santo’, da chef Morena Leite. Com um salão e um deck externo com vista para o jardim do Museu da Casa Brasileira, o restaurante atua agora em versão “a la carte” e novo cardápio. 

O restaurante segue funcionando sob medidas de higiene e segurança de terça a sexta-feira, das 12h00 às 15h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h00 às 17h00.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

VISITAÇÃO

Em outubro de 2020, de terça a domingo, das 11h00 às 15h00

A partir de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

O Museu da Casa Brasileira continua realizando atividades virtuais pela campanha #MCBEmCasa. Fique atento a novidades pelas redes sociais.

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

SITE: mcb.org.br/

Museu da Casa Brasileira 

Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo

Tel.: (11) 3032-3727 

Compartilhe!