HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira promove oficina ‘Café e suas impressões’

Museu da Casa Brasileira promove oficina ‘Café e suas impressões’

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, promove, pela primeira vez, no dia 1º de setembro, sábado, das 14h30 às 16h, a oficina ‘Café e suas impressões’ que contextualiza a relação do grão com a arquitetura, a casa que abriga o MCB e as mudas tipicamente brasileiras.

A atividade começará com o Educativo MCB, para a produção de marcadores de páginas usando tinta à base de café, desenvolvida especialmente para a ocasião pelo educador Guilherme Ranieri.

Às 15h, acontecerá um bate-papo com Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador cientifico do Centro de Café ‘Alcides Carvalho’ do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O profissional dará um breve relato de como o café chegou em nosso país, em 1727, e da importância do grão até os dias atuais. Além disso, explicará um pouco sobre as espécies brasileiras, Catuí Vermelho e Mundo Novo, que serão plantadas no jardim do Museu ao final do evento. Algumas dessas mudas também serão distribuídas aos participantes da atividade.

Haverá degustação de café para os participantes da oficina e visitantes do Museu, que poderão acompanhar o plantio das mudas com os produtores do Campo Místico, de Bueno Brandão (MG), e ainda receberão de lembrança algumas sementes.

Para participar da oficina, os interessados deverão se inscrever pelo e-mail agendamento@mcb.org.br. Gratuito e vagas limitadas.

 

 

SERVIÇO

Oficina ‘Café e suas impressões’

Dia 1º de setembro, sábado

Das 14h30 às 16h

Vagas: 20
Inscrições: agendamento@mcb.org.br

Apoio: Campo Místico

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Tel.: 3032-3727

Sobre o Educativo MCB 
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – como de instituições sociais e de ensino – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que contempla também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

Sobre o Campo Místico

O Café Campo Místico retrata em seus grãos uma história de respeito ao meio ambiente, de amor e dedicação pela terra!  Agricultura tipicamente familiar, os Cafés são 100% Arábica cultivado há 1.000m de altitude nas Montanhas de Bueno Brandão na Serra da Mantiqueira no sul de Minas Gerais.

Os Cafés são colhidos manualmente de forma seletiva que lhe conferem sabores e aromas únicos. Nosso trabalho é oferecer não só o café, mas toda história, conhecimento e dedicação do pequeno produtor ao consumido final.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Informações para a imprensa – Museu da Casa Brasileira

Suzana Gnipper – (11) 3026-3910 | comunicacao@mcb.org.br

Jaqueline Caires – (11) 3026-3900 | analistacomunicacao@mcb.org.br

Diane Nascimento – (11) 3026-3900 | estcomunicacao@mcb.org.br

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

 

Compartilhe!