HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira lança playlist ‘Curadoria MCB’

Museu da Casa Brasileira lança playlist ‘Curadoria MCB’

 Em setembro, a instituição lança projeto que relembra mais de 20 anos de curadoria musical

Na próxima segunda-feira (28), o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, lança na plataforma do Spotify a primeira playlist assinada por grandes nomes que já passaram pela curadoria do projeto Música no MCB

Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já teve como curadores: Tiche Puntoni, Akiko Oyafuso, Carlinhos Antunes, maestro Roberto Sion, Benjamim Taubkin, maestro Júlio Medaglia, maestro João Carlos Martins, Antônio Nóbrega, Guga Stroeter, Arrigo Barnabé, Magda Pucci, Anna Maria Kiefer e Miriam Taubkin.

A primeira convidada para criação da playlist ‘Curadoria MCB’ é Carmelita Rodrigues de Moraes, coordenadora do Música no MCB há mais de 17 anos. A história da música no Museu da Casa Brasileira se entrelaça com a de Carmelita, que carrega experiências ricas em instituições culturais como a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Quando convidada a participar do time do MCB, a profissional trouxe anos de expertise em música e cultura para agregar ao projeto que, alguns anos depois, seria personificado pela mesma. “Carmelita Moraes tem sido a responsável pelo sucesso do Música no MCB há mais de 15 anos, um talento reconhecido tanto pelos músicos como pelo público do projeto”, afirma Miriam Lerner, diretora geral da instituição. 

Playlist Curadoria MCB

A playlist assinada por Carmelita relembra alguns artistas que já passaram pelo terraço do MCB, mostrando a diversidade de gêneros trazida pelas apresentações que ocorreram no museu ao longo dos anos. “O objetivo é promover músicas plurais, com diferentes origens musicais”, explica Carmelita.

A lista com cerca de 25 músicas apresenta desde bandas contemporâneas da música popular brasileira como Mustache e os Apaches e Metá Metá, passando por obras consagradas como as de Carlinhos Antunes, Antonio Nóbrega e Toninho Ferragutti, canções infantis como ‘Lobo-Guará’, do CD Brasileirinhos – Música Para Os Bichos do Brasil, e mostrando diversidade com The Klezmatics – grupo de música klezmer influenciado pela música negra e gospel. Já o samba aparece representado por Dona Inah – lendária sambista que começou a cantar profissionalmente na década de 1950 e gravou seu primeiro disco apenas nos anos 2000.

Para ouvir a playlist na íntegra, acesse: https://spoti.fi/35UYOrl 

Além da playlist ‘Curadoria MCB: Carmelita Rodrigues de Moraes’, no Spotify da instituição é possível ouvir as playlists ‘Música no MCB’, atualizada a cada dois meses, e ‘A casa brasileira nas ondas do rádio’, de canções populares entre 1920 e 1950.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

O MCB está fechado temporariamente, devido à pandemia do Covid-19. Nesse período, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais, que contam com atualizações diárias. 

SITE: mcb.org.br/

Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727 

Compartilhe!