HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira inaugura mostra “Peconheiros”

Museu da Casa Brasileira inaugura mostra “Peconheiros”

Para apresentar o trabalho desenvolvido pelo ‘The Spirit of Poland’ em parceria com o estúdio de design para esportes ‘We design for Physical Culture’ na comunidade de Boa Vista do Acará, na Amazônia, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, inaugura no dia 11 de setembro, terça-feira, às 19h, com entrada gratuita, a exposição ‘Peconheiros’. Na ocasião, os visitantes também poderão participar de uma visita orientada com Monika Brauntsch, Dorota Kabala e Carolina Menezes, designers que participaram do projeto.

A nova mostra, que já esteve no festival Gdynia Design Days 2017 (Polônia), apresenta o projeto e as soluções que visam aumentar a segurança e o conforto dos coletores de açaí (os chamados peconheiros) na subida das palmeiras, que medem em torno de 15 metros de altura. Tradicionalmente, esses profissionais subiam os pés de açaí para apanhar comida para suas famílias, mas, atualmente, com o aumento da demanda comercial pela fruta, cresceu também a atividade diária desses profissionais e, com isso, as difíceis condições de trabalho e o cansaço resultam em acidentes mais frequentes.

Os peconheiros costumam subir nos açaizeiros sem proteção, com um facão acomodado no shorts ou entre os dentes e uma folha da palmeira ou saca enrolada nos pés. O trabalho requer habilidades especiais de equilíbrio, com apoio centralizado nos pés e mãos livres para manuseio do facão. Em alguns casos eles utilizam também a peconha, cinta de pé utilizada pelos coletores em um processo rudimentar de colheita.

O trabalho das designers e de toda a equipe teve como objetivo melhorar as condições de segurança dos trabalhadores, por meio de equipamentos que respeitam o contexto local e as habilidades dos profissionais no dia a dia. “Durante o trabalho em Boa Vista, procuramos aplicar soluções práticas vindas da escalada, da arboricultura e do design para esportes, ao mesmo tempo que trabalhamos com materiais e técnicas locais. Isso foi crucial para possibilitar a popularização das soluções criadas”, completa Dorota Kabala, do estúdio We Design for Physical Culture.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:

Abertura da exposição Peconheiros

Dia e Horário: 11 de setembro, terça-feira, às 19h

Entrada gratuita

Apoio: Absolut e Bolados Sucos

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Informações para a imprensa – Museu da Casa Brasileira

Suzana Gnipper – (11) 3026-3910 | comunicacao@mcb.org.br

Jaqueline Caires – (11) 3026-3900 | analistacomunicacao@mcb.org.br

Diane Nascimento – (11) 3026-3900 | estcomunicacao@mcb.org.br

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!