HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira inaugura exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana

Museu da Casa Brasileira inaugura exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana

Abertura da mostra, que apresenta 73 trabalhos, acontece no dia 23 de junho, sábado, às 14h00, com palestra e impressão de cartazes

Abertura: 23 de junho, sábado, às 14h00 – entrada gratuita

Visitação até 26 de agosto

 No dia 23 de junho, sábado, às 14h00, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado, gerida pela Organização Social A CASA museu do objeto brasileiro, inaugura a exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana, com entrada gratuita.

A abertura contará com as palestras “A Tipografia corporativa no projeto LATAM”, de Daniel Sabino (designer de tipos da Blackletra), e “Gerente Criativo/Interbrand”, de Gil Botari (gerente criativo da Interbrand). Os representantes do Comitê Tipos Latinos, Ricardo Esteves, coordenador técnico, e Andrea Kulpas, designer gráfico com especialização em tipografia, apresentarão um panorama dos inscritos desta edição. Haverá ainda uma homenagem ao designer Alexandre Wollner, que faria 90 anos em 2018. O público também poderá acompanhar a produção de cartazes com a técnica de impressão tipográfica – pressão de tipos metálicos móveis sobre papel – que serão distribuídos aos visitantes.

A iniciativa, que tem o Brasil como cofundador, surgiu em 2004 e acontece simultaneamente em 14 países da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A cada dois anos, a Tipos Latinos recebe inscrições de trabalhos relacionados à tipografia e seleciona as novidades do mercado. A mostra itinerante percorre diversas cidades em cada um dos países participantes e apresenta ao público o que de mais importante está acontecendo no universo tipográfico latino-americano. No Brasil, estreou em Goiânia, no dia 16 de maio, e deve percorrer cidades como Brasília, Bauru e Manaus.

A Tipos Latinos trará para o MCB 73 trabalhos, dos quais 15 são de artistas brasileiros, selecionados entre os 444 inscritos ─ 116 projetos do Brasil, 83 do Chile e 81 da Argentina. O júri, composto por Ricardo Esteves (Brasil), Diego Aravena (Chile), Fernanda Cozzi (Argentina), Isaías Loaiza (México), Rubén Salinas (Bolívia) e Felipe Calderón (Colômbia), reuniu-se em Bogotá, na Colômbia, em março, para selecionar os vencedores, que integram a exposição.

Este ano, houve a inclusão da categoria Novos Talentos (Emergentes), em que concorreram estudantes e profissionais sem experiência prévia na publicação comercial de tipos; além de subdivisões em outras seis categorias: Texto, Título, Manuscritas, Superfamílias, Experimentais e Miscelâneas.

“Depois do processo de julgamento e da divulgação dos resultados, notamos que a participação brasileira manteve seu índice histórico, com um total de 15 trabalhos selecionados, 6 deles na categoria Novos Talentos, o que demonstra uma franca renovação da produção nacional”, comentou Ricardo Esteves, da comissão julgadora.

Segundo Tadeu Costa, organizador do evento em São Paulo, a intenção é aproximar o público do universo dos criadores de fontes e apresentar a diversidade e o grau de excelência da produção tipográfica latino-americana. “Queremos mostrar que é possível comprar tipografia inédita, o que beneficia todo mundo: o designer, que é incentivado a pesquisar e a criar; as instituições de ensino, que aprimoram técnicas; e o público final, que percebe que por um valor muito menor do que imagina consegue comprar uma fonte exclusiva e fugir de tipografias pirateadas”, completa Costa.

SERVIÇO

Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana

Abertura da exposição e palestras: 23 de junho, sábado

Palestra Comitê Tipos Latinos – Ricardo Esteves e Andréa Kulpas

Homenagem Alexandre Wollner

Palestra A Tipografia corporativa no projeto LATAM – Daniel Sabino

Palestra Gerente Criativo/Interbrand – Gil Botari

Demonstração de impressão Oficina Tipográfica São Paulo
Vendas de livros das Editoras Ubu e Gustavo Gili

Horário: 14h00

Entrada gratuita

Oficina Da Caligrafia ao Lettering

Dia 7 de julho, sábado

Horário: 9h00 às 18h00

Ministrantes: Aline Kaori e Guilherme Menga

Agendamento: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br

Entrada gratuita (vagas limitadas)

Apresentação dos trabalhos e Oficina Xilogravura e Tipos

Dia 11 de agosto, sábado

Horário: das 13h00 às 18h00

Ministrantes: Fabricio López, Xiloceasa e os Jovens da Comunidade CEASA – Instituto Acaia

Entrada gratuita

Oficina na Calçada – Serendípias

Dia 17 de agosto, sexta

Horário: 10h00 às 12h00

Ministrante: QStampa

Entrada gratuita

Museu da Casa Brasileira: Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032-3727 – www.mcb.org.br

Apoio: Senac, Universidade Anhembi, Fedrigoni, Editora UBU, DooType, BlackLetra, Comavi Locação e Serviços, Plau, Harbor, TypeFolio, UEMG-Universidade Estadual de Minas Gerais, OTSP, QStampa, TipoCracia.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados | Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

RelatedPost

Compartilhe!