HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira inaugura a exposição ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’

Museu da Casa Brasileira inaugura a exposição ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’

Cerca de 50 cartazes dos eventos mais importantes do design brasileiro estarão expostos a partir do dia 30 de março, sábado – Abertura às 14h00, entrada gratuita

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, traz para as salas expositivas a exposição ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’, que apresenta uma retrospectiva histórica de cartazes de alguns dos eventos mais importantes do design brasileiro. A abertura acontece no dia 30 de março, sábado, às 14h00, com entrada gratuita. 

‘Que design gráfico foi projetado para cartazes de eventos de design?’. Foi essa a pergunta norteadora que baseou os curadores Débora Buonano e Marcos da Costa Braga na seleção das peças que constituem a mostra no MCB. Os cartazes foram escolhidos dentre as centenas de impressos que integram o acervo do colecionador e designer Auresnede Pires Stephan.

“Raridade, representatividade, importância histórica e qualidade do design gráfico guiaram nosso olhar. Coincidência ou não, a maioria das autorias, posteriormente identificadas, revelaram nomes de designers reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos”, comentam os curadores.

Os cerca de 50 cartazes selecionados para a exposição foram organizados em três tipos de eventos: encontros, prêmios e mostras; cada um deles expressa linguagens visuais variadas e abrange desde o foco na comunicação concisa e objetiva, até a ênfase na expressividade da cor e da forma. A intenção é não só tornar possível a promoção do resgate da memória gráfica desses eventos, mas também proporcionar um espaço para reflexões.

“Com essa exposição, estamos dando o primeiro passo a fim de compartilhar e dar visibilidade desta produção gráfica ao grande público e aos estudiosos da história do design. Que seja a primeira de muitas outras, pois iconografia e documentos destes últimos 40 anos não faltam”, finaliza o colecionador Auresnede Pires Stephan.

A mostra é mais uma ação do Museu da Casa Brasileira na promoção do resgate da importância do cartaz enquanto peça gráfica central nas campanhas de divulgação. Nesse mesmo sentido, o MCB promove há mais de 20 anos o Concurso do Cartaz para cada edição anual de seu Prêmio Design, assim como uma extensa agenda de cursos, oficinas, exposições, lançamentos de livros e palestras sobre o tema.

Sobre Marcos da Costa Braga

Graduado em Design (1985) pela UFRJ e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2005), Marcos atualmente é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU–USP e é membro do grupo de pesquisa História, Teoria e Linguagens do Design do LabVisual da FAU–USP. É membro do Conselho de Orientação Cultural do Museu da Casa Brasileira e do corpo de avaliadores dos periódicos científicos Estudos em Design, Revista Arcos, Educação Gráfica (Brasil) e RChD creación y pensamiento (Chile). Autor de vários artigos e livros sobre história do design no Brasil e um dos coordenadores da coleção de livros ‘Pensando o Design’, também organizou o livro ‘O Papel Social do Design Gráfico’ e a série de livros ‘História do Design no Brasil’. Coordenou o júri de trabalhos escritos do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2013 e 2014. Tem experiência profissional em Desenho de Produto e Programação Visual e suas principais linhas de pesquisa são história do design no Brasil e memória gráfica.

Débora Gigli Buonano

Mestre e doutora em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como professora de História da Arte e História do Design, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Universidade São Judas. Foi professora colaboradora na disciplina de História do Design na FAU-USP. Atuou profissionalmente na Pinacoteca do Estado de São Paulo e MASP. Foi bolsista da Fundação Vitae na National Gallery of Art Washington-DC.

Sobre Auresnede Pires Stephan

Graduado em Desenho Industrial pela FAAP (1970), bacharel em Propaganda pela ESPM (1970), mestre em Arte, Educação e Cultura pelo Mackenzie (2007) e doutorando em Design pela FAU USP (2015-2019), Auresnede atualmente é professor no curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, ESPM e IED-SP. Já foi jurado de diversas edições do Prêmio Design MCB, além de ter participado do júri do Prêmio IDEA, Prêmio Abilux, e da identidade visual da 5ª Bienal Brasileira de Design. Também foi consultor em três edições do Desafio Odebrecht-Braskem-Tramontina de Design, quatro edições do Prêmio Sebrae-Minas, Prêmio Tok&Stok de Design Universitário (2005 – atual), além de curador adjunto da 1ª e 2ª Bienal Brasileira de Design (São Paulo e Brasília), curador da Mostra Jovens Designers em todas as 6 edições ADP (Associação de Designers de Produto) e de integrar o Conselho Administrativo do Museu da Casa Brasileira. Coordena também a Coletânea 10 Cases do Design Brasileiro pela Blücher.

 

Sobre MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Museu da Casa Brasileira

Exposição: ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’

Abertura: 30 de março, sábado, às 14h00

Entrada gratuita

Visitação até 09 de junho de terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Tel.: (11) 3032-3727

Compartilhe!