HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira e ArqXp realizam roda de conversa virtual com o tema ‘A casa brasileira e pandemia: problemas sociais em evidência’

Museu da Casa Brasileira e ArqXp realizam roda de conversa virtual com o tema ‘A casa brasileira e pandemia: problemas sociais em evidência’

O bate-papo acontece na próxima terça-feira, 25/08, às 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB

No dia 25 de agosto, próxima terça-feira, das 16h às 17h, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o ArqXP, promovem uma roda de conversa virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB. O tema da discussão será: ‘A casa brasileira e pandemia: problemas sociais em evidência’. O bate-papo será mediado pelo arquiteto e professor doutor Gustavo Curcio e contará com a participação da professora doutora da Universidade São Judas Tadeu e pós doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Ana Paula Koury e da arquiteta, mestre em urbanismo pela Universidade Federal do RJ e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, Tainá de Paula

A pandemia da covid-19 tem afetado diretamente a rotina de todos. E da mesma forma que o acesso a direitos básicos não é equânime na sociedade brasileira, o vírus também não tem os mesmos efeitos nas diferentes faixas de renda. A precariedade da moradia, a falta de espaço e as deficiências estruturais das cidades brasileiras têm sido evidenciadas no contexto pandêmico. O resultado são as significativas diferenças numéricas entre acometidos e mortos nos diversos territórios das grandes cidades. 

Nessa conversa, Ana Paula e Tainá falarão sobre a habitação auto-construída, o coronavírus nas periferias, problemas de acesso à saúde e a dificuldade do isolamento no contexto da habitação popular. Contrastes urbanos e as vulnerabilidades serão a pauta dessa discussão. 

“Estamos vivendo um momento delicado e por meio desse tipo de discussão conseguimos dar para todos uma ferramenta importante de reflexão. A roda de conversa trará para o público uma visão acerca do assunto pelo olhar de profissionais especializados”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB. 

SERVIÇO:

Roda de conversa virtual | A casa brasileira e pandemia: problemas sociais em evidência

Dia 25 de agosto, terça-feira

Horário: das 16h às 17h

Transmissão ao vivo pelo YouTube MCB

Gratuito

Sobre Ana Paula Koury

Professora doutora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da Universidade São Judas Tadeu. Coordena o Lab Itam Paulista Laboratório de Planejamento Urbano e Transformação Local que é uma atividade de extensão da Universidade São Judas. Ë pós doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Foi Visiting Scholar na Bernd and Anne Spitzer School of Architecture (The City College) em 2016. Publicou recentemente o livro Arquitetura Moderna Brasileira Uma crise em desenvolvimento: Textos de Rodrigo Lefevre. (Edusp. 2019)

Sobre Tainá de Paula

Arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou em diversos projetos de urbanização e habitação popular, realizando assistência técnica para movimentos de luta pela moradia como União de Moradia Popular (UMP) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Hoje presta assistência para o movimento Bairro a Bairro, onde atua como arquiteta e como mobilizadora comunitária em áreas periféricas. É membro da Comissão de Gênero do CAU-RJ e atualmente é Coordenadora Regional do Projeto Brasil Cidades. É Conselheira do Centro de Defesa e Direitos Humanos Fundação Bento Rubião. Representante do Brasil no Fórum Mundial no Fórum 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Tunísia, realizado em abril de 2019.  Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro.

Sobre Gustavo Curcio 

Arquiteto (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Design e Arquitetura, Gustavo Curcio possui experiência de 15 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação/publicidade. Desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na área de Design de Revistas, Projeto Gráfico Editorial (online e offline). Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Foi designer gráfico, editor de arte, editor de fotografia, diretor de arte e diretor de redação na Editora Abril, na RMC Editora (branded content), Magu Comunicação Integrada e Content XP Comunicação. Elaborou os projetos gráficos e editoriais do Jornal Diário de São Paulo (2011), Anuário do Governo do Estado de São Paulo (2010), Revistas AnaMaria e Minha Casa (2004 a 2010), Avon Cosméticos, Scania Latin America, SAAB e Toyota. Desenvolveu projetos de embalagens para a Fischer Brasil (multinacional alemã). Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Integra o conselho científico do ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção. Desenvolveu arquitetura digital de aplicativos (apps), sites e plataformas eletrônicas, bem como vídeos e animações para Glebba Investimentos, Scania Latin America, BTB Telecom, dentre outras empresas. É autor dos seguintes livros: História Revista (Aner, 2011), Madeira: matéria-prima para o Design (Senai, 2014), Antonio De Mitry: na prática, a teoria é outra (Senai, 2014) e Sandra Fóz Décor Tables (MAGU, 2015).

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

O MCB está fechado temporariamente, devido à pandemia do Covid-19. Nesse período, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais, que contam com atualizações diárias. 

SITE: mcb.org.br/

Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727 

Compartilhe!