HomeA Secretaria Assessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira apresenta ‘balanço do samba’ em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Museu da Casa Brasileira apresenta ‘balanço do samba’ em homenagem ao Dia da Consciência Negra

A apresentação será no dia 18 de novembro, domingo, às 11h; entrada gratuita

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerida pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, apresenta o show “O balanço do samba”, do grupo Magno Bissoli Quarteto, em 18 de novembro, domingo, às 11h, com entrada gratuita. Na ocasião, o músico também lançará a terceira edição da partitura de seu método para bateria que tem o propósito de auxiliar e incentivar a prática deste gênero musical.

Serão executadas canções de renomados compositores como Paulinho da Viola, Ismael Silva, Heitor dos Prazeres, Cartola, Johnny Alf, Djavan, entre outros, e, dessa forma, será retratada – resumidamente – a história do samba. A apresentação será realizada por Fábio Leandro (piano), Gibson Freitas (contrabaixo), Marim Meira (trombone) e Magno Bissoli (bateria).

Com quatro décadas de carreira, Magno trabalha desde concertos solo a performances com orquestra sinfônica, o que resulta numa discografia com 20 títulos. Em 1981, formou seu primeiro quinteto na Dinamarca e até 2008 desenvolveu atividades com instituições ligadas ao Ministério da Cultura dinamarquês. Trabalhou com Bibi Ferreira e apresentou-se com Os Originais do Samba, Doris Monteiro, Wilson Simonal, Moacir Santos e o grupo norte americano Manhattan Transfer.

Em 2012, a Editora Unesp publicou seu livro “Samba e Identidade Nacional – das origens à era Vargas”, resultante de sua tese de doutorado em História. Além disso, é percussionista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e realiza um trabalho autoral com seu quinteto e com Ensemble Bissamblazz.

Sobre o projeto Música no MCB

Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:

Música no MCB – 19ª temporada

NOVEMBRO

18/11 Magno Bissoli Quarteto

DEZEMBRO

09/12 Orquestra Pinheiros e Coral

Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00

Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Compartilhe!