HomeAssessoria ReleasesMuseu Catavento recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria “Pessoas com Deficiência”

A premiação é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, recebeu da Prefeitura de São Paulo, na última sexta feira (04/12), o Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria “Pessoas com Deficiência”, com a iniciativa campeã Núcleo Catavento Acessível.

A 3ª edição da Premiação do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da SMDHC, em função da pandemia.

A solenidade foi apresentada pelas influenciadoras digitais Bielo Pereira e Tchaka Drag Queen. O evento contou com cerca de 150 homenageados entre empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos e pode ser conferido através do link: https://www.youtube.com/watch?v=FGFI5mRzjho

Sobre o museu

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Sobre o Núcleo Catavento Acessível

O Núcleo Catavento Acessível propõe e viabiliza ações inclusivas aos diversos tipos de públicos que o Museu Catavento recebe, por meio da eliminação de barreiras atitudinais, físicas, pedagógicas, comunicacionais e de informação que restringem a participação e desenvolvimento social.