HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasMuseu Catavento participa da 4ª edição da Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa

Museu Catavento participa da 4ª edição da Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa

No dia 17 de dezembro, o Museu Catavento, participará da 3ª etapa da 4ª edição da Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa.

Com ação educativa, preparada para os participantes da 3ª etapa, o Catavento participa de evento que integra atividade física, arte e ação de educação ambiental.

O evento será no parque Cândido Portinari e Vila Lobos, às margens do Rio Pinheiros, que já foi um rio navegável e de aguas limpas até a década de 20. A baixada perto da foz do Rio Pinheiros no Rio Tietê era toda alagadiça antes da retificação dos rios, cheia de meandros (curvas de rio) e lagoas temporárias. Nesta região, a várzea do Pinheiros se espalhava tanto e fazia tantas curvas que boa parte do Parque Villa Lobos, do CEAGESP e o próprio Shopping Villa Lobos se localizavam na margem oposta, do outro lado do rio!

Muitos canais e galerias foram construídos para drenar essa área, mas não é de admirar que o CEAGESP sofreu com grandes inundações de tempos em tempos. Onde hoje se encontram os parques Villa Lobos e Cândido Portinari existiam, há quase 30 anos, três depósitos de detritos: restos do CEAGESP (antigo CEASA), descarte de entulho e depósito da lama dragada do Rio Pinheiros.

Como é característico desse circuito, os roteiros foram criados em torno de rios invisíveis e sobre as bacias hidrográficas distribuídos pela cidade de São Paulo, chamando a atenção para a questão hídrica e para a urbanização desordenada a que foi submetida a cidade. Para esta etapa, o museu preparou uma atividade educativa sobre as mudanças nas paisagens naturais da cidade de São Paulo, desde o sec. XIX até os dias de hoje.  Esta ação tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a forma como nos relacionamos com rios, hoje e no passado.

Além disso, todos os participantes receberão um vale ingresso (individual) para o Museu Catavento, com validade de 10/12/2017 a 23/12/2017. O vale ingresso poderá ser trocado na bilheteria do Museu Catavento de terça a domingo das 9h00 às 16h00.

SERVIÇO:

Museu Catavento no Circuito Rios e Ruas Caixa – 2017

3ª etapa – 10 de dezembro de 2017
Local: Jardim Zoológico de São Paulo
Horário: 8h00

Informações e inscrições: www.circuitorioseruas.com.br
Visite a plataforma de conteúdo digital: www.mostrarioseruas.com.br

RelatedPost

Compartilhe!