HomeAssessoria ReleasesMuseu Catavento participa da 14ª edição da Primavera de Museus

Museu Catavento participa da 14ª edição da Primavera de Museus

Esta edição do evento, organizado pelo Ibram, tem como tema “Mundo Digital: Museus em Transformação

O Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela Catavento Cultural e Educacional – promove ações virtuais para 14ª Primavera de Museus. 

Além das atividades pensadas para esta edição, as atividades da semana nas plataformas digitais do Museu Catavento serão realizadas de forma a evidenciar o tema pensado pelo Ibram para 2020: “Mundo Digital: Museus em Transformação”. 

Atividades:

Roteiro Percepções

A equipe do Núcleo Catavento Acessível apresenta vídeo sobre o “Roteiro Percepções”, que contempla os espaços “Jardim dos Polinizadores” e “O mundo do Perfume” e foi pensado para que todas as pessoas, de maneira inclusiva, possam contemplar e vivenciar esses espaços do Museu. O roteiro proporciona uma experiência e exploração dos nossos sentidos, como tato (textura das plantas), audição (sons da natureza), visão (cores e beleza do jardim), olfato (aromas das plantas) e paladar (sabores de algumas plantas alimentícias e medicinais do jardim). Apresenta conhecimento sobre a origem e curiosidades de algumas plantas, extração dos perfumes e aromas que estão presentes no nosso dia a dia.

Data 23/set

Horário: 15h

NoFacebook e Instagram do Museu Catavento

Live MEMÓRIAS DO CATAVENTO

Nesta live, Pedro Jackson, educador responsável pelo Programa Educativo do Museu Catavento, apresentará a mostra MEMÓRIAS DO CATAVENTO que utilizou a plataforma Google Arts & Culture como meio de divulgação.

Para tanto, falará sobre do que se trata o conteúdo expositivo, quais os critérios para seleção de imagens e como acessar a exposição virtual nesta plataforma que transformou-se em importante ferramenta, principalmente nesse período de quarentena por conta da pandemia do COVID-19.

Data: 25/set

Horário: 15h 

No Instagram do Museu Catavento

Redes sociais do museu:

Site: www.museucatavento.org.br  

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @MuseuCatavento

Youtube: Catavento Cultural

Spotify: Museu Catavento 

Sobre o museu

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. 

Compartilhe!