HomeCultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasMuseu Catavento oferece atrações especiais nas férias de janeiro

Museu Catavento oferece atrações especiais nas férias de janeiro

Durante todo o mês de janeiro, o Museu Catavento oferecerá uma programação especial com diversão e informação para todas as idades. Além do acervo fixo, o espaço receberá o espetáculo “Química em Show”, exposição de Aquapaisagismo, atividades da “Brinquedos Estrela”, Oficina de Terrário, Oficina de Bonecas Abayomi, “Espaço BIC Educa”, apresentações de mágica, oficina de Youtubers e “Venturion Realidade Virtual 4D”. Confira:

Espetáculo QUÍMICA EM SHOW

Jovens cientistas – monitores e educadores do museu – mostrarão o que é a química no dia-a-dia com um divertido espetáculo. O público será convidado a assistir demonstrações dos diversos experimentos com fenômenos interessantes e atrativos, que vão desde misturar líquidos até segurar fogo com as próprias mãos sem se queimar. Os líquidos mudam de cor, os sólidos passam por variações e os gases são liberados. Além disso, será possível presenciar diferentes tipos de energia como a luz, o som e o calor e experiências como Luminol, Bomba de Hidrogênio com oxigênio, entre outros, que vão unir educação e diversão.

De 8 a 20 de janeiro, 11h30, 13h30 e 15h.

Exposição temporária AQUAPAISAGISMO

Com o tema a “A Arte oculta em um hobby”, a exposição revela a arte existente no aquarismo, onde são desenvolvidos ecossistemas e ambientações para recriar o habitat natural dos peixes. A esta técnica de montagem de aquários com paisagens, plantas naturais e grande influência da cultura japonesa é dada o nome de Aquapaisagismo. A exposição contará com a montagem de vários aquários e serão apresentadas as técnicas e a relação multidisciplinar com biologia, química, física e ecologia.

De 02 a 31 de janeiro – várias sessões ao longo do dia.

Espaço BRINQUEDOS ESTRELA

Nestas férias, a empresa ESTRELA – fabricante de brinquedos – oferecerá aos visitantes do museu, brincadeiras com brinquedos gigantes. Expostos no claustro, os brinquedos estarão à disposição dos visitantes que queiram conhecer ou rever os brinquedos que fizeram “a cabeça” das crianças de outrora.

De 02 a 13 de janeiro – várias sessões ao longo do dia.

Oficina Construção de TERRÁRIO

A oficina demonstrará como construir um ecossistema em escala reduzida, dentro de um ambiente lacrado. Ao término da oficina, cada participante levará o próprio terrário construído.

Livre para todas as idades, crianças acompanhadas pelos responsáveis.

De 15 a 31 de janeiro – vários horários ao longo do dia.

Retirar senhas na bilheteria.

Oficina de bonecas ABAYOMI

Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, confeccionadas com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Legados da cultura africana, essas bonecas são consideradas como amuletos até hoje.

De 02 a 27 de janeiro (de terça a sexta).

Vários horários ao longo do dia.

Retirar senhas na bilheteria.

Espaço BIC Educa

Com apoio da empresa BIC, em uma sala de aula cenográfica, os participantes poderão participar de oficinas de “lettering”, workshop de “slime”, aulas de desenho e ilustração, e aula de esculturas com canetas.

Durante todo o mês – vários horários ao longo do dia.

Apresentações CLOSE UP – mágicas

As intervenções de mágicas envolvem aspectos da ciência, tais como química, física, ilusões de ótica, entre outros.  Com interação direta com o público, várias mini apresentações acontecerão no Museu Catavento, tanto nas áreas internas como externas.

De 4 a 26 de janeiro – várias apresentações ao longo do dia.

Oficina de Youtubers

Na Oficina de Youtubers os visitantes vão aprender a fazer vídeos incríveis usando iPads. Ao dar oportunidade para o desenvolvimento de habilidades em diferentes mídias de criação, abrimos caminho para uma geração de inovadores, artistas e criadores mostrando que todos, independente de idade, geografia, ou classe social são capazes de criar. O vídeo tem esse poder, de usar várias formas de arte e técnicas para evocar a emoção e nos informar, influenciar e inspirar.

De 11 a 27 de Janeiro – oficinas às 10h30 e 15h30.

Retirar senhas na bilheteria.

Venturion – Realidade Virtual 4D

Na experiência de Realidade Virtual 4d, desenvolvida pela Startup Tapps VR, o visitante participará de uma aventura imersiva em uma combinação da realidade virtual, efeitos especiais e táteis do mundo real. A aventura transporta os jogadores a um templo antigo repleto de enigmas e mistérios. O usuário interage com objetos reais que têm o mesmo formato que os presentes no mundo virtual, e deve prestar atenção em tudo à sua volta para desvendar o segredo do templo.

De 15 de janeiro a 03 de fevereiro – apresentações às 11h, 12h, 14h, 15h, 16h.

Retirar senhas na bilheteria.

Espaço Drone (composto por duas atividades “Experiência Drone” e “DronePontos”)

Experiência Drone

A atividade demonstrará alguns conceitos básicos de física e engenharia aplicados à operação de um Drone, oferecendo ao visitante uma experiência de pilotagem.

De 15 a 27 de janeiro – oficinas às 11h, 13h, 15h, 16h.

Retirar senhas na bilheteria. Recomendado para maiores de 10 Anos.

DronePontos

Com o objetivo de promover o interesse pela cultura tecnológica, faremos demonstrações de voo de Drones na área externa do Museu Catavento. Em pontos estratégicos espalhados pelo Museu, teremos os “DRONEPONTOS” onde ocorrerão decolagens, aterrissagens e manobras demonstrando o potencial dessa tecnologia inovadora.

De 18 a 27 de janeiro – exibições às 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 (somente sextas, sábados e domigos).

onde fica?

Compartilhe!