HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasMuseu Catavento inaugura exposição interativa sobre reciclagem

Museu Catavento inaugura exposição interativa sobre reciclagem

Desenvolvida para oferecer um novo olhar sobre a reciclagem e despertar o público para a preservação ambiental, exposição é uma ótima pedida para as famílias que visitam o museu   

A partir do dia 17 de julho, o Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugura exposição permanente, em parceria com a Tetra Pak®, empresa global de soluções para processamento e envase de alimentos.

Nomeada Embalagens, resíduos e reciclagem, a nova instalação permanente do Catavento mostra a função e importância das embalagens no mundo moderno, além de estimular a percepção das pessoas sobre a quantidade de resíduos produzidos diariamente, chamando a atenção para o papel da população neste processo. Hologramas e uma mini fábrica recicladora que mostra como ocorre a transformação das embalagens longa vida pós-consumo em novos produtos são alguns dos pontos da experiência.

A reciclagem é uma excelente alternativa para a problemática de resíduos sólidos urbanos, alcançando a esfera ambiental, o âmbito social e o desenvolvimento econômico, uma vez que, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), de todo lixo produzido no Brasil, apenas cerca de 3% é efetivamente reciclado. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, o descarte inadequado de resíduos causa prejuízos anuais de R$ 420 milhões. Por este motivo é tão importante ter uma exposição com este teor em um espaço como o Museu Catavento, referência cultural e educacional em São Paulo.

A iniciativa faz parte dos esforços da Tetra Pak para o incentivo ao consumo consciente e a promoção à reciclagem. “Há mais de 20 anos desenvolvemos iniciativas socioambientais voltadas à sensibilização e o engajamento das pessoas para a reciclagem. Entendemos que o amadurecimento da responsabilidade compartilhada entre empresas, governo e sociedade é um caminho para novos avanços”, explica Valéria Michel, diretora de Economia Circular da Tetra Pak para as Américas. “Estamos muito contentes em ter um espaço que representa uma grande oportunidade para crianças, jovens e adultos a ampliarem seus conhecimentos sobre o tema e serem multiplicadores em suas casas, famílias e escolas”, comemora a executiva.

“O Catavento dá uma pequena contribuição para melhorarmos a sociedade. A Tetra Pak nos ajudou em um dos temas mais relevantes da atualidade: o equilíbrio no uso da natureza”, Sergio Freitas, Presidente do Conselho de Administração da Catavento Cultural e Educacional.

Localizado no corredor da Matéria, no piso superior do museu, é uma exposição fixa e aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. Às terças, a entrada é gratuita.

Serviço

 

Embalagem, Resíduos e Reciclagem
Abertura: a partir de 17 de julho de 2019, quarta-feira (exposição permanente)
Local: Museu Catavento –  corredor da Matéria, piso superior do museu.
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Preço: R$ 10 e meia-entrada para estudantes, idosos e pessoas com deficiências. (Gratuito às terças-feiras)

Faixa etária: Recomenda-se a visitação para crianças acima de 7 anos.
Endereço: Avenida Mercúrio, s/n Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP, 03003-060

Informações: (11) 3315-0051 e pelo www.cataventocultural.org.br

Compartilhe!