HomeAssessoria ReleasesMuseu Casa Mário de Andrade proporciona atividades de reflexão e análise literária

Museu Casa Mário de Andrade proporciona atividades de reflexão e análise literária

As atividades incluem leitura comentada de poemas de Mário de Andrade e também palestra sobre a literatura de cordel 

A Casa Mário de Andrade, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, está com inscrições abertas para atividades literárias que irão acontecer durante o mês de junho.

Em Poemas de Mário de Andrade – Leitura Comentada II, a Casa Mário de Andrade manterá um grupo de pesquisa e estudos dedicado aos poemas do escritor. Em 4 encontros, os participantes terão a oportunidade de analisar poemas centrais da lírica de Mário de Andrade. A mediação será de Pedro Fragelli, especialista em literatura brasileira e pós-doutorando pela Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle (2013). 

O primeiro encontro, dia 3, será dedicado ao “Acalanto do Seringueiro”, cantiga de berço dolorosa, em que o poeta procura exprimir o mal-estar de uma “pátria despatriada”. No dia 10, os escolhidos são os poemas que compõem o conjunto das “Danças”, no qual a vertigem da modernização de São Paulo é captada por um lirismo coreográfico. O terceiro encontro, dia 17, será marcado pelo poema “Louvação da Tarde”, de cunho meditativo, em que a relação do eu com a natureza desperta a reflexão sobre o Brasil. Por fim, o dia 24 será dedicado ao poema “O Carro da Miséria”, sátira política de matriz carnavalesca, escrita sob o impacto das revoluções de 1930 e 1932.

Os encontros do grupo serão às quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de junho, das 19 às 21h, pela plataforma Google Hangouts Meet. As inscrições podem ser realizadas neste link, até o dia do último encontro, 24. Para os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência na atividade, haverá emissão de certificado.

No sábado, dia 27 de junho, será a vez da palestra Clube de Leitura Casa Mário de Andrade II. Nela, Lucineide Vieira, pedagoga especialista em Língua Portuguesa, convida o historiador Varneci Nascimento, autor de mais de 300 títulos em cordel, para comentar o seu cordel intitulado O Martírio de uma mãe pelo filho drogado.  A atividade acontecerá das 16h30 às 18h pela plataforma Google Hangouts Meet e as inscrições estão abertas até o dia 27, neste link.

Para quem deseja conhecer a Casa, que foi residência de Mário de Andrade, a plataforma on-line do museu disponibiliza um rico acervo, com textos, fotografias, cartas, cronologia e curiosidades (https://casamariodeandrade.org.br/morada-coracao-perdido/).

Mário nasceu em 1893, mas foi em 1921 que ele se mudou com sua mãe, irmã e tia para a casa situada na rua Lopes Chaves, na Barra Funda. Após sua morte, em 1945, a casa foi usada para outras finalidades, nem sempre relacionadas ao escritor. Foi reaberta ao público na celebração do 70º aniversário de sua morte, quando foi inaugurada a exposição de longa duração Morada do Coração Perdido, com curadoria de Carlos Augusto Calil. A mostra inclui móveis originais da casa, objetos pessoais de Mário – entre eles os famosos óculos redondos – e diversas reproduções de documentos, fotografias e vídeos.

Complementando temas abordados no espaço físico, a exposição também acontece virtualmente e abrange a trajetória da vida de Mário, que foi escritor, poeta, cronista, ensaísta, crítico das artes, músico, professor de música, pesquisador, folclorista, fotógrafo, ativista cultural e gestor público. Na plataforma, é possível adentrar na multiplicidade de quem foi Mário de Andrade, por meio das inúmeras cartas que escrevia aos seus correspondentes, as fotografias que realizava, sua coleção de retratos e caricaturas – na qual há retratos seus criados por diferentes artistas – e muitas outras histórias que enriquecem a visita. Para conhecer, clique aqui.

SERVIÇO

Casa Mário de Andrade

Grupo de Estudos

Poemas de Mário de Andrade – Leitura Comentada II

Com Pedro Fragelli

Quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de junho, das 19 às 21h 

60 Vagas

Inscrições até o dia 24 de junho, neste link

Palestra

Clube de Leitura Casa Mário de Andrade II

Com Lucineide Vieira e Varneci Nascimento

Sábado, 27 de junho, das 16h30 às 18h

40 vagas

Inscrições até o dia 27 de junho, neste link

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!