HomeAssessoria ReleasesMuseu Afro Brasil promove o curso “Quilombos e Campesinato Negro no Brasil”

Museu Afro Brasil promove o curso “Quilombos e Campesinato Negro no Brasil”

Atividade acontece nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro e marcam o lançamento do Centro de Formação do Museu Afro Brasil (CEFAB)

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura – promove nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o curso Quilombos e Campesinato Negro no Brasil, atividade que inaugura o Centro de Formação do Museu Afro Brasil (CEFAB). Ministrado por Flávio Gomes, professor e pesquisador da UFRJ, o curso se organizará em três encontros de três horas, sendo o último deles uma mesa redonda que contará com a participação de representantes de comunidades quilombolas.

Centrado na obra Mocambos e Quilombos (2015), os encontros oferecerão um panorama histórico sobre a formação dos quilombos e mocambos do Brasil, desde as primeiras notícias no século XVI até os quilombos tardios na véspera da Abolição, a partir da analise das economias camponesas, das formas culturais, das famílias, dos sistemas de defesa, da cultura material e imaterial, entre outros. Já na mesa redonda serão recuperados argumentos sobre a permanência dos quilombos no pós-emancipação e o surgimento ampliado de um campesinato negro nos séculos XX e XXI.

Quilombos e Campesinato Negro no Brasil é a atividade inaugural do CEFAB, centro que tem como proposta a formação e qualificação de leituras e debates sobre a cultura brasileira, a partir da promoção de cursos, palestras e seminários que abordem temas transversais ao Museu Afro Brasil. Para participar do curso basta inscrever-se em nosso site e realizar um investimento de R$45,00. Sócios, parceiros e estudantes possuem desconto.

Inscrições: Clique Aqui

Serviço
Curso Quilombos e Campesinato Negro no Brasil
Com Flávio Gomes (UFRJ) e representantes de comunidades quilombolas*
Datas: 28, 29 de nov: das 14h às 17h; e 30 de nov, das 10h às 13h (mesa redonda)
Investimento: R$45,00
Informações: faleconosco@museuafrobrasil.org.br

Compartilhe!