HomeAssessoria ReleasesMuseu Afro Brasil lança catálogo da exposição“A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também”

Museu Afro Brasil lança catálogo da exposição“A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também”

Evento acontece na manhã do próximo dia 5 de outubro e terá entrada gratuita. Programação integra as comemorações do 15° aniversário da instituição

Como parte das comemorações do seu 15° aniversário, oficialmente celebrado neste mês de outubro, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura, promove no próximo sábado, dia 05 de outubro, às 11h, o lançamento do catálogo da exposição “A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também”.

Com mais de 250 páginas e ricamente ilustrado, o livro apresenta imagens de pinturas, esculturas, fotografias e documentos dos séculos XIX e XX que não apenas homenageiam a cidade da Bahia, como suas personagens e imaginário. Compõe o catálogo obras do modernismo baiano com uma significativa seleção de trabalhos de nomes como Carlos Bastos (1925 – 2004), Genaro Antônio Dantas de Carvalho (1926 – 1971), José Adário dos Santos (1947), Rubem Valentim (1922 – 1991) e Waldeloir Rego (1930 – 2001).

“Assim como ocorreu com a exposição, este catálogo fala de alguns fatos e pessoas, sobretudo dos artistas, dos homens e das mulheres. Mulheres que fizeram da Bahia essa mágica, inusitada e preciosa cidade, de todos os santos, de muita sensualidade e de pouco pudor, que se esvai pelas ladeiras e ruas sinuosas”, declara Emanoel Araújo, curador da mostra que recebeu cerca de 70 mil visitantes.

Fotografias e pinturas de personalidades baianas do século XX como o escritor Jorge Amado (1912 – 2001), Mãe Menininha do Gantois (1894 – 1986), entre outros, se somam aos bustos em gesso patinado dos alfaiates João de Deus do Nascimento e Luiz Gonzaga das Virgens, e dos soldados Lucas Dantas Amorim Torres e Manoel Faustino dos Santos Lira, heróis da Revolta dos Alfaiates.

A expressão baiana da arte barroca, que no Brasil diferenciou-se da matriz europeia está na seção de fotografias de Silvio Robatto e Davi Glatt, bem como nos óleos sobre tela de pintores baianos do século XVIII como Joaquim da Rocha (1737 – 1807), Teófilo de Jesus (1758 – 1847) e Veríssimo de Freitas (1758 – 1806). O catálogo da exposição “A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também” conta ainda com textos, trabalhos de Noêmia Mourão e um conjunto de fotografias de Mário Cravo Neto e aquarelas do século XIX da artista inglesa Maria Graham (1785 – 1842), retratando o cotidiano das baianas de Salvador.

Serviço

Lançamento do catálogo “A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também”
Data: 05 de Outubro, sábado, às 11 horas
Local: Museu Afro Brasil
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10
Entrada: Gratuita

Compartilhe!