HomeAssessoria NewslettersMostra “Visibilidade para o Futebol Feminino” chega a Limeira

Mostra “Visibilidade para o Futebol Feminino” chega a Limeira

Em junho, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, leva para Limeira a exposição itinerante “Visibilidade para o Futebol Feminino”. A mostra faz parte do projeto de mesmo nome, criado pelo museu em 2015, que uniu pesquisa, programação cultural, ações educativas e uma exposição temporária com o objetivo de ampliar a visibilidade da trajetória feminina no esporte mais popular do Brasil. A mostra ficará em cartaz no Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Município de Limeira.

Dentre os conteúdos abordados, a mostra conta que o futebol feminino foi relegado ao esquecimento, a ponto de haver o silêncio na mídia e o desconhecimento de que a prática da modalidade feminina chegou a ser proibida às mulheres por 39 anos, de 1941 a 1979, durante o Estado Novo. Além disso, leva à reflexão de que a modalidade, sem investimento por parte de clubes e federações e sem a memória afetiva da população, ficou relegada a uma prática para homens.

Hoje, o Museu se orgulha de possuir um vasto acervo sobre a modalidade, disponível para consulta na biblioteca em sua sede, no banco de dados online (https://dados.museudofutebol.org.br) e na exposição virtual de mesmo nome do projeto, na plataforma Google Arts&Culture.

A itinerância resulta de ação com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, para a difusão de acervos e ampliação do acesso à cultura.

A exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura gestora das atividades do Museu do Futebol, e conta com o apoio do SISEM-SP, CEME, Guerreiras Project, e apoio local do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.

Mostra “Visibilidade para o Futebol Feminino” – Crédito: Acervo Silvia Regina de Oliveira

Mostra “Visibilidade para o Futebol Feminino”

Data:  de 04 de junho a 31 de julho

Local: Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho – Rua Boa Morte 471, Centro – Limeira/SP

Horários: de segunda a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, fecha aos sábados, domingos e feriados. 

Entrada: gratuita

Informações: (19) 3441-4805

Compartilhe!