HomeAssessoria ReleasesMostra ‘Produção em super8 no acervo MIS’ acontece no próximo sábado

Mostra ‘Produção em super8 no acervo MIS’ acontece no próximo sábado

Programação gratuita celebra o patrimônio audiovisual mundial com curtas da Coleção Abrão Berman. Mostra exibe, entre outros, filme sobre o fechamento dos cinemas de rua em São Paulo na década de 1970. Entrada gratuita

No próximo sábado, 26 de outubro o Museu da Imagem do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza a mostra Produção em Super8 no Acervo MIS. A programação comemora o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro, data instituída pela UNESCO em que instituições que preservam acervos audiovisuais costumam celebrar o patrimônio audiovisual e discutir estratégias para sua preservação.

A programação conta com os seis filmes do cineasta Abrão Berman, papa do Super8 em São Paulo, realizados para o Cinemóbile, projeto de Berman e Cláudio Tozzi que unia a imagem em movimento com as artes plásticas: Marilyn, Caretas, Cinemania 50, Colores, Calendário, São Paulo vista por Abrão Berman. Também será exibido Os cinemas estão fechando, 1977, inventário audiovisual realizado por Abrão Berman sobre o fechamento dos cinemas de rua em São Paulo na década de 1970.

Encerram a exibição os filmes Oi nóis aqui traveis, de Flávio del Carlo, Ladainha, de Luiz Antônio Pio e Claustro de Cyro Ferraz e Tito Paes de Barros, todos integrantes da coleção Abrão Berman.

Marilyn, Dir. Abrão Berman, 1970 – 1973, 5’
Caretas, Dir. Abrão Berman, 1970 – 1973, 2’40”
Cinemania 50, Dir. Abrão Berman, 1970-1973, 5’
Colores, Dir. Abrão Berman, 1970-1973, 5’
Calendário, Dir. Abrão Berman, 1970-1973, 2’34”
São Paulo vista por Abrão Berman, Dir. Abrão Berman, 1970-1973, 2’40”
Os cinemas estão fechando, Dir. Abrão Berman, 1977, 27’

Ói nóis aqui traveis, Dir. Flávio Del Carlo, 1977, 4’
Alegoria do momento político. Mostra a atuação dos militares e as possibilidades de ação política organizada.

Ladainha, Dir. Luiz Antônio Pio, 1971, 15’
Um homem descrente é massacrado pelos acompanhantes de uma procissão por não querer tirar seu chapéu.

Claustro, Dir. Cyro Ferraz e Tito Paes de Barros, 1980, 17’
Da crônica “No elevador”, de Carlos Drummond de Andrade e do conto “As cabeças de segunda-feira”, de Ignácio de Loyola Brandão. O dia-a-dia de um ascensorista.

Todos os filmes exibidos foram digitalizados em parceira com a Procimar Cine-Vídeo e a exibição será em formato digital.

Sobre Abraão Berman, por Flávio Rocha

De acordo com o fotógrafo e documentarista, Flávio Rocha, Abrão Berman foi uma das figuras mais importantes do campo cultural paulistano, da década de 1970. Berman tinha enorme capacidade de aglutinar pessoas e interesses e assim criou, na época, um dos eventos mais importantes na área cinematográfica do país: o Super Festivais Nacionais do Filme Super8. Ele se formou em cinema na França, no final dos anos 60, e retornou ao Brasil com o intuito de começar uma carreira como realizador. Por conta dos custos e das dificuldades do meio, acabou encontrando no formato Super8 a possibilidade de se tornar cineasta, um formato considerado amador e que sofria resistência de profissionais da área. Assim, em plena ditadura civil-militar brasileira, criou em 1972, junto a sua sócia, Malu Alencar, a empresa GRIFE (Grupo dos Realizadores Independentes de Filmes Experimentais) para trabalhar profissionalmente com Super8. Acesse o texto completo de Flavio Rocha no site do MIS.

A PRODUÇÃO EM SUPER8 NO ACERVO MIS: Coleção Abrão Berman
DATA
26/10
HORÁRIO 18h
LOCAL Auditório LABMIS (64 lugares)
INGRESSO Gratuito – Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Recepção do Museu
DURAÇÃO 1h30
OBS: A exibição será em formato digital.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:  12 anos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento [Conveniado]: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!