HomeAssessoria ReleasesMostra musical do Conservatório de Tatuí terá 14 concertos gratuitos

Mostra musical do Conservatório de Tatuí terá 14 concertos gratuitos

A 2ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 será realizada de 24 a 30 de junho, com apresentação dos grupos pedagógicos mantidos pela instituição

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza, de 24 a 30 de junho, a 2ª Mostra de Prática de Conjunto 2019. O evento reúne todos os Grupos Pedagógicos mantidos pela tradicional escola de música tatuiana. A programação terá 14 concertos, todos com entrada gratuita.

A Mostra começa na segunda-feira, dia 24, às 14h, no Teatro Procópio Ferreira, com a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, que tem como professor responsável o maestro José Antonio Pereira. O grupo apresentará obras do repertório clássico, como “Soledade” (Astor Piazzolla), e também músicas do pop rock de bandas como Guns N’Roses, Queen, e Led Zepelin, entre outras.

No mesmo dia, às 15h, no Auditório da Unidade 2, o Grupo de Choro Jovem, orientado pelo professor Altino Toledo, interpretará clássicos do chorinho. Às 19h, no Salão Villa-Lobos, o Grupo Jovem de Saxofones, orientado pelo professor Marcos Pedroso, apresentará músicas de Johann Sebastian Bach, Astor Piazzolla, Heitor Villa-Lobos, Dmitri Shostakovich e George Gershwin. E às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, a Orquestra Sinfônica Jovem tocará uma seleção de música do repertório erudito sob a batuta do professor Gustavo Assumpção.

Na terça-feira, dia 25, mais três grupos vão mostrar o trabalho realizado pela instituição. Às 10h, no Auditório da Unidade 2, o Ensemble de Performance Histórica apresentará obras da música europeia dos séculos 17 e 18, sob orientação do professor João Guilherme Figueiredo. No mesmo local, às 18h, será vez do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí. De acordo com a professora responsável, Mirian Cândido, os alunos preparam obras clássicas de Mozart e Beethoven, e também músicas brasileiras, como “Sina de cigarra”, “Tum tum tum” e “Cantiga do sapo”, de Jackson do Pandeiro, entre outras.

Às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, será a vez da Big Band Jovem, orientada pelo professor Hudson Nogueira. O repertório combina diversos ritmos da música popular brasileira, como modinha, marcha carnavalesca, lundu, samba, frevo e baião. As obras escolhidas incluem “Quem sabe” (Carlos Gomes), “Oh, Abre-alas” (Chiquinha Gonzaga), “Carinhoso” (Pixinguinha), “O mundo é um moinho” (Cartola), “Baião” (Luiz Gonzaga) e muito mais.

A 2ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 continua até 30 de junho, com Coro Jovem, Jazz Combo Jovem, Camerata Jovem de Violões, Conjunto de Metais, Grupo de Percussão Jovem, Orquestra de Cordas Infantil, Orquestra de Cordas Infantojuvenil e Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.

2ª Semana de Música de Câmara

O Conservatório de Tatuí também realiza, de 24 a 28 de junho, a 2ª Semana de Música de Câmara 2019, com apresentação de aproximadamente 120 grupos musicais com as mais variadas formações – duos, trios, quartetos, quintetos até octetos. As audições serão realizadas no Salão Villa-Lobos, em diversos horários, sempre com entrada gratuita.

Na quarta-feira, dia 26, às 19h, haverá um concerto especial com o Musicum Trio, grupo formado no 33º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão por iniciativa dos músicos Thais Valim (piano), Abner Antunes (violino) e Jefferson Perez (violoncelo). Premiado em vários concursos, o trio já se apresentou com diversas orquestras importantes, como a Sinfônica de Sorocaba e Sinfônica do Conservatório de Tatuí. No início de seu trabalho, recebeu incentivo e orientação do violoncelista Zygmunt Kubala e da pianista Anna Claudia Agazzi. Atualmente, recebe orientação de John McGrosso (Arianna String Quartet).

Campanha do Agasalho

Todos os eventos têm entrada gratuita, mas o público pode contribuir com doações espontâneas para a Campanha do Agasalho, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Fundo Social, com apoio do Conservatório de Tatuí. Criada em 1947, a Campanha deste ano traz o tema “Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo”, com os personagens Ben 10 e As Meninas Superpoderosas, do Cartoon Network. Com esse time generoso – heróis superpoderosos e a população de Tatuí e região – o frio certamente deixará de ser um monstro gigante.

2ª MOSTRA DE PRÁTICA DE CONJUNTO 2019
Data: 24 a 30 de junho